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Atenção: INSS cortou metade dos benefícios analisados até o momento

Pente fino do Instituto, feito com Inteligência Artificial, serve para revisar a validade de auxílios concedidos. Veja quem está na mira.

Por Da Redação
16 set 2024, 12h00
A imagem mostra uma pessoa sentada, vestindo um suéter bege e calça marrom, usando uma calculadora enquanto faz anotações em um caderno aberto que está apoiado em seu joelho. Apenas o torso e as mãos da pessoa são visíveis. Há alguns papéis parcialmente visíveis ao lado da pessoa, possivelmente recibos ou contas.
 (Freepik/Reprodução)
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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está numa missão: revisar a validade de todos os auxílios concedidos no momento. A iniciativa faz parte de um projeto do governo de ajustar as contas públicas, e reduzir o déficit do instituto até o final do ano (saiba mais sobre o assunto aqui). 

Até agora, 238 mil casos foram analisados, com a ajuda de um sistema chamado Atestmed, movido à inteligência artificial. O Atestmed não veio para brincadeira: ele consegue verificar se o mesmo profissional de saúde emitiu documentos em locais diferentes simultaneamente, e até detalhes minuciosos, como a letra do médico e a tinta usada na assinatura dos atestados.

Resultado: quase metade dos benefícios (48,5%), cerca de 133 mil, foram cortados até o momento. Serão mais 800 mil auxílios avaliados e, segundo a Previdência Social, a economia com esses cortes deve ser de R$ 3 bilhões até o final de 2024. 

O que fazer

Claro, quem não deve não teme. Afinal, o objetivo do pente fino não é excluir nenhum segurado, e sim combater fraudes na concessão do benefício. 

Mas esses movimentos são importantes para lembrar os beneficiários que realmente dependem e têm direito ao auxílio de manter o cadastro atualizado, sem pendências.

Isso é válido especialmente para quem está dependendo de algum benefício temporário, como auxílio doença, salário maternidade, auxílio acidente… Quem recebe o benefício vitalício (vide aposentadoria por idade) não precisa esquentar a cabeça com isso. 

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Especialmente para quem recebe auxílio-doença há mais de dois anos, ou quem entra na categoria do BPC – Benefício de Prestação Continuada – cujos dados estão desatualizados há mais de 4 anos. 

Caso haja alguma irregularidade, o INSS entra em contato com o beneficiário por meio da plataforma Meu INSS, ou pela central de atendimento 135. Também rola de receber uma carta pelo Correio e em um edital do Diário Oficial da União. 

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