Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99/mês

Maioria dos brasileiros não tem medo de perder emprego para IA, diz pesquisa

Relatório da AtlasIntel/Bloomberg indica otimismo em relação ao impacto da tecnologia no país, mas também preocupação com a criação e disseminação de fake news.

Por Gabriela Teixeira
14 ago 2025, 08h00
-
 (BlackJack3D/Getty Images)
Continua após publicidade

O entusiasmo com a inteligência artificial não é unânime. Ainda que o auxílio da tecnologia em diferentes tarefas — e, consequentemente, o tempo economizado por elas — seja bem-vindo, há quem veja a presença da IA em nossa rotina com preocupação. Sobretudo quando se trata do mercado de trabalho.

As previsões, afinal, assustam à primeira vista: um relatório do Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral indica que 8% da força de trabalho mundial (o equivalente a 92 milhões de empregos) pode ser substituída pelas novas tecnologias até 2030. Já um artigo do MIT sugere que ao menos 23% dos trabalhos intelectuais correm esse risco nos próximos anos.

Mas, apesar do alerta acendido pelas projeções, o medo de ser trocado por um robô parece não afligir boa parte dos brasileiros. É o que indica um relatório publicado pela AtlasIntel e a Bloomberg em julho deste ano. Dos 7.334 entrevistados pela pesquisa, 72,3% não temem ser completamente substituídos pela IA em um futuro próximo. E desse total, 39,6% não acreditam que a IA possa ameaçar seus trabalhos, enquanto 32,7% acham que as novas ferramentas poderiam realizar apenas alguns aspectos de suas funções.

No dia a dia

Por falar em funções, o levantamento também mapeou como e para quê os entrevistados utilizam a inteligência artificial. Os assistentes de voz e as ferramentas de criação de texto e de tradução são os recursos mais populares, com mais de 69% de adeptos. Quanto aos usos, 74,4% são para pesquisa e aprendizado, 65% para melhorar a produtividade pessoal e 57,7% para comunicação.

Quase metade dos brasileiros (49,6%) demonstra otimismo em relação ao impacto da IA no país na próxima década, mas há também uma grande preocupação de que a tecnologia seja usada para criação e disseminação de fake news, para violação da privacidade e para a vigilância da população por parte do governo.

Continua após a publicidade

Entre as áreas que mais podem ser beneficiadas pela inteligência artificial, a saúde é apontada por 50,5% das pessoas. Ao mesmo tempo, chama atenção o fato de que 47,1% não confiariam em uma IA para ajudá-los a tomar decisões importantes relacionadas às finanças ou medicina, por exemplo. Nesses casos, para uma grande parcela dos entrevistados, a opinião de um especialista humano é mais valiosa.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup