O que é preciso para trabalhar na XP (e como a empresa recruta para vagas)

Corretora divulgou código de conduta interno com informações sobre os valores e comportamentos que espera dos funcionários

São Paulo – Na última semana, a XP investimentos tornou público seu código de conduta interno, que reúne informações sobre a cultura, benefícios e práticas de gestão de pessoas da empresa. Até então, o documento, criado em 2019, era restrito aos 2 000 funcionários.

O objetivo é que os interessados em trabalhar na empresa entendam os valores da companhia, que são baseados em três pilares: sonho grande, mente aberta e espírito empreendedor. Fundada em 2001, a XP investimentos é a maior corretora independente do país e estreou há um mês na bolsa de Nova York.

Trabalho remoto e horários flexíveis liberados

De acordo com o documento, os funcionários da XP possuem horários flexíveis e podem trabalhar remotamente. Basta alinhar com a liderança e registrar o ponto em um sistema interno. O dresscode é livre, sendo permitido até mesmo o uso de bermudas, por exemplo. Segundo a empresa, o ideal é conectar o estilo do vestuário aos parceiros e clientes.

Familiares dos funcionários, como pais, filhos e cônjuges também podem visitar o escritório da XP, na zona oeste de São Paulo, inclusive aos finais de semana. Para isso, os convidados precisam seguir certas regras, como respeitar as normas de acesso da companhia (algumas áreas são restritas) e estar acompanhando de um empregado durante todo o tour.

Funcionários têm acesso a fundos de investimento exclusivos

Além dos benefícios tradicionais, como plano de saúde e vale transporte, os empregados da corretora também contam com acesso a grupos de corrida com coach, convênios com Gympass, licença-maternidade de seis meses e auxílio creche.

Um dos destaques é o pacote voltado para a saúde financeira, que inclui assessoria de investimentos e acesso a fundos exclusivos.

25%  dos empregados são sócios da XP

Em dezembro, a XP levantou US$ 2,24 bilhões em seu IPO (sigla em inglês para oferta inicial de ações), na Nasdaq. E os funcionários podem ser donos de um pedacinho dessa fortuna.

Segundo o material, a XP escolhe anualmente novos sócios, a partir do resultado das avaliações de desempenho e performance dos empregados. Depois disso, os sócios seniores elaboram um dossiê dos funcionários elegíveis e discutem em um comitê. Os mais bem avaliados são eleitos e divulgados para toda a empresa.

Atualmente, 25% dos empregados da XP são sócios da corretora. E embora não exista tempo mínimo para ser elegível, o tempo médio de casa dos funcionários que se tornam sócios é de 2,3 anos.

Como a XP recruta para vagas de emprego

Por fim, a XP divulgou como são os processos seletivos aos interessados em trabalhar na corretora. Geralmente, os candidatos são entrevistados não só pela liderança direta, mas também por pares e até mesmo profissionais de outras áreas que possuem interface com a qual irão trabalhar.

Além disso, a empresa possui um número padrão de entrevistas de emprego: quatro. De acordo com eles, a escolha é baseada em um estudo do Google, que apontou que esse era o tempo ideal para conhecer um candidato e evitar vieses inconscientes.

Regularmente, a XP também organiza o que eles chamam de Xday: evento no qual realizam todas as etapas presenciais de recrutamento em apenas um dia. As inscrições são abertas para qualquer pessoa e a seleção dos concorrentes é feita a partir de resultados de testes online. A XP já realizou 20 edições dos Xdays e os eventos recebem, em média, 5 000 candidatos.

O código XP ainda conta com aspas do fundador, Guilherme Benchimol, sobre a história da empresa. A trajetória completa da corretora, incluindo os bastidores da venda para o Itaú, em 2017, foi narrada no livro “Na Raça: Como Guilherme Benchimol Criou a XP e Iniciou a Maior Revolução do Mercado Financeiro Brasileiro”, que chegou às livrarias em novembro.

 

A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VOCÊ S/A  sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: