Oferta Relâmpago: Assine por apenas 7,99

Tesouro IPCA+ agora rende 6% ao ano: vale a pena investir?

Rendimento disparou após a combinação de PEC Kamikaze e altas de juros pelo mundo. Entenda o que esperar dos títulos públicos.

Por Tássia Kastner, Camila Barros 6 jul 2022, 08h08 | Atualizado em 6 jul 2022, 09h47
-
 (Guido Mieth/Getty Images)
Continua após publicidade

Taxa tão polpuda não se via desde 2018. O Tesouro IPCA+ com vencimento em 2035 voltou a pagar 6% ao ano. É rendimento dos sonhos para quem pensa em turbinar a poupança de longo prazo. 

Em termos práticos, significa o seguinte: se você colocar R$ 10 mil lá, vai tirar R$ 21 mil e uns cascalhos quando 2035 chegar. Isso é o rendimento real, acima da inflação, que é aquilo que realmente importa. A parte “IPCA” do título faz o trabalho de manter o poder de compra do seu dinheiro.

Só que a regra é clara. Só ganha 6% ao ano se colocar o dinheiro lá e não mexer mais até o dia que o Tesouro devolver o seu dinheiro com o ganho.

Isso acontece porque as taxas dos títulos públicos mudam todos os dias. No começo do ano, esse mesmo Tesouro IPCA+ pagava ao redor de 5,20% ao ano. Menos do que hoje. Se você tivesse investido no começo do ano, já não acharia o rendimento tão interessante. Que tal vender e comprar de novo, com a taxa maior?

Bem, se você tentar fazer isso, ninguém vai topar levar o seu investimento para ganhar “míseros” 5,20%, já que agora é possível conseguir um rendimento mais generoso. Daí que, se você precisa vender com desconto – sai no prejuízo. Mas, se mantiver o investimento até o fim, tudo certo. Seus 5,20% estão garantidos. A gente explicou o passo a passo aqui, ó.

Continua após a publicidade

E essa mudança não acontece só de um mês para o outro, mas de um dia para o outro. Quando você compra um título público, está emprestando dinheiro para o governo. E a taxa de juro é maior ou menor, conforme você tem mais ou menos confiança que a mãe Tesouro devolverá seu dinheiro de volta como combinado.

E a confiança em receber a grana de volta é inversamente proporcional ao apetite do governo de ser mais gastão. E aí chegamos ao motivo para o Tesouro estar com taxas de juros tão altas. Na semana passada, o Senado aprovou, com o apoio do governo Bolsonaro, uma proposta de aumento de gastos que ganhou o apelido de PEC Kamikaze. A Proposta de Emenda à Constituição abre a torneira do populismo para tentar alavancar a popularidade de Bolsonaro, que está na lama. O projeto libera dinheiro para turbinar o Auxílio Brasil (o novo Bolsa Família, que não fez cócegas nas intenções de voto do presidente) e ainda para um Bolsa-caminhoneiro e um Bolsa Taxista, duas categorias que faziam parte base de apoio do ocupante do Planalto, mas que agora penam com a alta dos combustíveis.

Os picos recentes na rentabilidade dos títulos públicos coincidem com períodos eleitorais – e outras crises políticas. Em 2018, o auge foi lá por agosto, na mesma faixa de 6% ao ano. Em 2016, o mesmo Tesouro IPCA 2035 bateu a marca de 7,80% ao ano. Ali, investidores calculavam os riscos de impeachment enquanto o Congresso armava uma série de pautas-bomba – com aumento de gastos públicos.

Continua após a publicidade

Em 2014, Dilma Rousseff estava em plena campanha à reeleição, e também abria a torneira de gastos.

Gráfico de rendimento do Tesouro IPCA+ 2035
(Reprodução/Você S/A)

Mas trata-se, também de uma confluência astral. Em 2018, não havia apenas o período eleitoral no Brasil. Naquela época, o Fed (o banco central dos EUA) estava subindo a taxa de juros do país para a faixa de 2,5% ao ano pela primeira vez desde a crise de 2008. Foi um desalinhamento de chacras nas finanças internacionais. O juro mais alto por lá faz investidores baterem em retirada de países mais arriscados, o que obriga o Tesouro a pagar mais juros se quiser reter investidores por aqui.

Continua após a publicidade

Foi no final de 2015, por sinal, que o Fed subiu a Selic americana pela primeira vez desde a crise de 2008. E, em 2014, a economia global vivia uma ressaca que derrubou os preços do petróleo e arrebentou as finanças públicas justamente quando o governo queria gastar mais. 

Dito isso, vale a pena comprar Tesouro IPCA+ agora ou a taxa vai subir ainda mais?

Depende. Se a irresponsabilidade fiscal do governo parar onde está, talvez os juros estejam perto de um teto. E se a economia global de fato começar a desacelerar, também. O problema é que ninguém tem bola de cristal para responder a essas duas perguntas.

Uma coisa é certa. Rendimento de 6% ao ano é para garantir a aposentadoria.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

10 grandes marcas em uma única assinatura digital