Continua após publicidade

Cogna (COGN3) entra no mercado do “arrasta pra cima” com a Voomp

Unidade de negócio foca em infoprodutos: cursos rápidos produzidos por influenciadores digitais. Mas trata-se de um mercado com desafios pela frente.

Por Tássia Kastner
Atualizado em 18 jan 2023, 13h31 - Publicado em 12 jan 2023, 09h00

A Cogna (COGN3) é a maior empresa de educação do país. E acumula prejuízos desde 2020, quando o combo pandemia, crise econômica e encolhimento do Fies ao longo dos anos fez minguar o número de matrículas e aumentar a inadimplência.

Como parte do trabalho de deixar esse passado para trás, a companhia se reestruturou. Um dos focos foi investir no ensino a distância para recuperar alunos. E a empresa abriu também outras frentes de negócio: uma delas é em cursos livres, de curta duração. “O foco é estar em todas as etapas da vida do aluno”, diz Felipe Donato, sócio da Cogna e head da nova operação.

Compartilhe essa matéria via:

É aí que entra a Voomp, uma plataforma para produtores de conteúdo, os influencers, venderem cursos online. É a turma do “arrasta pra cima” do Instagram, um mercado consolidado no Brasil pela Hotmart, mas que pode ter ficado saturado. A explosão do modelo foi quando as pessoas estavam presas em casa, na pandemia, e precisavam ocupar o tempo. Algo que já é coisa do passado.

Donato não acha que esse seja um risco para a companhia. Ele afirma ter estimativas de que o mercado global de aprendizagem online chegue a US$ 370 bilhões em 2026. Outro relatório aponta crescimento de 5,9% ao ano até 2027 – pouco para um negócio nascente. “É um mercado grande, que cresce, e a Cogna tem a legitimidade para entrar.”

A empresa não diz quanto espera faturar com a nova operação. A produção do curso fica por conta do influencer – ele publica gratuitamente no site da Voomp, que fica com 4,99% de cada venda. De acordo com a Cogna, além dos cursos rápidos, a plataforma também permite a oferta de cursos de extensão, graduação, pós-graduação e MBAs reconhecidos pelo MEC.

Para Donato, a unidade de negócio deve se tornar parte “muito relevante” na Cogna, que faturou R$ 1,06 bilhão no terceiro trimestre de 2022. A Hotmart, que chegou a estudar um IPO nos EUA, não divulga seu faturamento.

Em 2022, a ação da Cogna caiu 5%, ante uma alta de 4,7% do Ibovespa. Nos últimos cinco anos, a companhia afundou 87%. Hora de ver se a Voomp conseguirá garantir o “arrasta pra cima” que o papel está precisando.

Publicidade