Ficar offline no fim de semana estendido pode ajudar sua carreira

Deletar as redes sociais? Não precisa exagerar, mas estudos apontam que não se desconectar aos finais de semana pode ser prejudicial a carreira e a saúde

São Paulo – Neste fim de semana, deixaremos de atualizar as redes sociais de VOCÊ S/A e VOCÊ RH. A ideia surgiu por conta de um movimento que propõe se desconectar nos dias de descanso para aproveitar os momentos de lazer com amigos e família.

Para muitos, a vida corporativa ultrapassa os limites da empresa e chega a ocupar os fins de semana, com a justificativa de que é o preço que se paga por uma carreira bem-sucedida.

Um mito e uma motivação para a iniciativa de desconexão. Segundo uma pesquisa, publicada em agosto pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado, 91% dos brasileiros não conseguem ficar sequer uma hora longe dos smartphones. O vício no celular é tão grande que ganhou até nome: Nomofobia ou a ansiedade e o medo irracional de não estar conectado. Outra pesquisa do LinkedIn realizada em 2018 demonstrou que nem mesmo nas férias as pessoas têm se desligado do emprego, 70% admitiram que bisbilhotam para saber o que está acontecendo.

Diante desse cenário, é cada vez mais comum pessoas que optam por recarregar as energias e se desligar do trabalho, das redes sociais e do mundo virtual que fomenta a ilusão de onipresença. Até existem lugares especializados em realizar o “detox digital”, como o Instituto Delete, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Embora a tecnologia ajude a nos comunicar, nos manter informados e contribua até para a nossa carreira, sinais indicam que é preciso cuidado. Em alguns casos, estratégias simples, como estabelecer regras de conexão, podem ajudar. Em outros, a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra é fundamental.

Por fim, o objetivo da VOCÊ S/A é ser a revista para quem quer trabalhar e viver melhor e isso inclui empoderar nossos leitores para que eles encontrem equilíbrio. Dessa forma, neste fim de semana convidamos você a postar menos e viver mais, o que acha?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: