Psicóloga larga 20 anos de carreira para seguir sonho de empreender
Mônica Carvalho criou a Livraria da Tarde no começo do ano. Durante a quarentena, o estabelecimento fechou por três meses e precisou se reinventar
Desde a infância, a psicóloga Mônica Carvalho, de 47 anos, é apaixonada pela literatura. Porém, foi apenas em 2019, após 20 anos de carreira dedicados à educação corporativa, que a mineira tirou do papel a ideia de empreender no ramo.
O pontapé inicial para realizar o sonho antigo aconteceu em 2017, durante o reposicionamento da consultoria Mendes Miguel, criada por Mônica e mais dois sócios em 2006, em São Paulo. No processo de transformação digital e redefinição de valores da companhia houve também uma análise do perfil de cada um dos fundadores.
“Quando me perguntaram onde gostaria de estar dali a três anos me vi sem saber o que dizer.” Logo depois do episódio, Mônica saiu de férias e, durante uma viagem, encontrou a resposta: desejava estar em sua própria livraria. Sem abandonar o comando da consultoria, hoje batizada de Movidaria, a profissional passou dois anos estudando o mercado livreiro e desenvolvendo o projeto do que seria o negócio.
Até que, há sete meses, inaugurou a Livraria da Tarde, local que mistura loja de livros com cafeteria na capital paulista. “Queria criar um ambiente acolhedor, então uni os tradicionais cheiros de livro novo e de café fresco”, diz. Durante a pandemia da covid-19, o estabelecimento ficou fechado durante três meses e precisou se reinventar, passando a realizar vendas também via WhatsApp.