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Celebridades e atletas disputam vagas em curso de professora em Harvard

Anita Elberse leciona o MBA “Negócios do Entretenimento, Mídia e Esportes” que pode chegar a custar US$ 12 mil.

Por Luana Franzão
30 jul 2024, 12h00
A imagem mostra a parte superior de um edifício com um frontão decorado. No centro do frontão, há um escudo com o lema "VERITAS" inscrito, cercado por elaborados ornamentos em branco. O edifício tem colunas brancas e uma fachada azul clara. Galhos de uma árvore parcialmente encobrem a visão do edifício.
Fachada da Harvard Business School, uma das universidades mais respeitadas no mundo dos negócios (ChickenD/Flickr)
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onquistar um diploma da Harvard Business School já é um privilégio disputado. Mas a professora Anita Elberse conseguiu acirrar mais ainda a competição, ao lecionar um MBA para aqueles que ganham à vida na frente das câmeras.

 Elberse analisa casos reais da mídia para mostrar aos seus alunos — em sua maioria, celebridades no topo do estrelato —  a melhor forma de gerir diferentes situações em seus negócios e carreiras. O curso batizado de “Negócios do Entretenimento, Mídia e Esportes” tornou-se um dos mais concorridos da escola, segundo a própria instituição.

Entre os alunos célebres de Elberse estão a modelo Karlie Kloss; a esquiadora olímpica Lindsey Vonn; o jogador de basquete Dwayne Wade; a atriz Gabrielle Union e o jogador de futebol espanhol Juan Mata. Na disputa por uma das 80 vagas, já estiveram os atores Channing Tatum e LL Cool J.

O segredo do sucesso das aulas está no método: a docente escolhe cases de bons (ou maus) negócios, campanhas e empreendimentos divulgados amplamente na mídia, destacando os erros e acertos. Sabendo o que o colega fez de errado, as celebridades têm a chance de melhorar sua performance administrativa na indústria do entretenimento e do esporte.

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Entre os casos estudados nas aulas do #BEMS (sigla para o curso sendo usada nas redes sociais) estão os lançamentos de álbum de Beyoncé – aula que merece todos os caderninhos abertos para anotações –, a gestão da marca David Beckham e as estratégias de faturamento do youtuber Mr Beast.

James Donaldson, de 26 anos, apelidou-se de Mr Beast (ou “senhor Fera”, que em português não é tão descolado assim) e abriu um canal no Youtube aos 13 anos. Ele começou publicando vídeos de jogos, e cresceu distribuindo milhares de dólares em vídeos de desafios. Hoje, ele tem o canal com mais inscritos do portal de vídeos, somando 307 milhões. Em uma de suas aulas, a professora analisa como o conteúdo de Donaldson pode chegar a gerar US$ 100 milhões atualmente.

O sucesso de Anita Elberse rendeu frutos: ela se tornou uma das mulheres mais jovens a serem promovidas ao cargo de professora titular da Harvard Business School, segundo a universidade.

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Ela escreveu um livro relatando em mais detalhes os seus métodos, chamado Blockbusters: Hit-making, Risk-taking, and the Big Business of Entertainment (Blockbusters: fazendo sucessos, tomando riscos e o grande negócio do entretenimento). A obra ainda não foi traduzida para o português ou lançada no Brasil.

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