Continua após publicidade

Quanto tempo você precisa trabalhar para comprar um apê ao redor do mundo?

Todo ano, o banco suíço UBS colhe esses e outros dados sobre o mercado imobiliário de cidades importantes – e então atribuí a cada uma delas um score, que mostra o risco de uma bolha estourar no setor. Veja os resultados de 2022.

Por Bruno Vaiano e Brenna Oriá
9 dez 2022, 06h04

Em uma pesquisa anual chamada UBS Global Real Estate Bubble Index, o banco suíço UBS compara salários, aluguéis e o valor dos imóveis em várias cidades – e gera um score que indica quais estão com o mercado imobiliário inflacionado. Em São Paulo, o valor de um imóvel equivale a 20 anos de aluguel, contra 40 em Zurique. Mas os paulistanos ainda estão entre os que precisam trabalhar mais tempo para realizar o sonho da casa própria.

2022, vale dizer, foi a primeira vez que São Paulo entrou no estudo. No gráfico abaixo, separamos dois dados da maior metrópole brasileira e das outras 24 analisadas ao redor do mundo:  quantos anos de aluguel equivalem ao preço do imóvel e quantos anos uma pessoa qualificada do setor de serviços precisa trabalhar para comprar um imóvel. A coleta de dados foi feita com apartamentos de 60 m² no centro das cidades. Incluímos os dados de 2012 para dar uma ideia de quais mercados melhoraram ou pioraram ao longo do tempo. 

 

-
(Arte/VOCÊ S/A)
-
(Arte/VOCÊ S/A)
-
(Arte/VOCÊ S/A)
-
(Arte/VOCÊ S/A)
-
(Arte/VOCÊ S/A)
Publicidade