Golden Circle: Como colocar a inovação em prática na empresa
Entenda como alavancar novas iniciativas e tirar as ideias do papel com base nas ideias de Simon Sinek, autor de livros para empreendedores e líderes de empresas.
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opularizado pelo livro Comece pelo Porquê, o conceito de Golden Circle, ou círculo dourado, foi introduzido por Simon Sinek, em 2009. A ideia central desse palestrante e autor de livros para empreendedores e líderes de empresas, é que organizações e gestores bem-sucedidos pensem, ajam e se comuniquem de maneira oposta ao que a maioria das pessoas faz, começando pelo “Por quê?” (seu propósito, causa ou crença), depois pelo “Como?” (seus valores ou princípios) e finalmente pelo “O quê?” (os produtos ou serviços que eles oferecem).
Aqui, trago uma nova abordagem ao aplicar como base esse modelo ao mundo da inovação. Ao invés de ser apenas uma estrutura teórica, o conceito torna-se um processo prático e dinâmico, no qual cada princípio possui uma nova visão.
Objetivos
O Golden Circle da Inovação opera de dentro para fora. A pergunta do “Por quê? corresponde à fase em que estabelecemos nossos objetivos. Em vez de simplesmente olhar para o que outras organizações estão fazendo, enfatizo a necessidade de alinhar nossos objetivos com nossa realidade e aspirações.
Os objetivos são o ponto de partida de qualquer empreendimento. Em uma organização, eles fornecem direção, foco e um senso de propósito. No contexto do Golden Circle da Inovação, os objetivos representam o “Porquê” central: a razão fundamental pela qual uma empresa busca inovar.
Os objetivos são o ponto de partida de qualquer empreendimento
Iniciativas
A próxima etapa do círculo de Sinek é a fase do “Como?”. Aqui, definimos as iniciativas que serão traçadas de acordo com os objetivos previamente estabelecidos. Estas são as ações concretas que nos ajudarão a avançar em direção às nossas metas e futuras conquistas. Elas são a tradução prática dos objetivos em ação. Por isso, devem ser derivadas de um planejamento cuidadoso, considerando os recursos disponíveis, as capacidades da organização e os desafios do mercado.
Conquistas
“O quê?” é a terceira pergunta do círculo de Sinek, que compreende os resultados bem-sucedidos das iniciativas, ou seja, as conquistas. Nessa etapa, identificamos as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas para que possamos alcançar nossas conquistas desejadas. As conquistas são os resultados bem-sucedidos das iniciativas, “o quê” ocorre como consequência das iniciativas concluídas com sucesso. Elas representam os marcos no caminho para alcançar os objetivos de uma organização. As conquistas podem ser grandes ou pequenas, mas todas merecem reconhecimento por diversas razões.
Teoria de Drucker
Pai da administração moderna, Peter Drucker desenvolveu, ao longo de sua carreira, conceitos e teorias que revolucionaram o mundo dos negócios. Um dos pilares centrais de sua teoria é a inovação como uma atividade sistemática e organizada.
Segundo Drucker, a inovação não emerge simplesmente de um lampejo de genialidade, mas pode ser ensinada, aprendida e, principalmente, incorporada à cultura e estratégia de uma organização. Para ele, em um mundo empresarial em constante evolução, inovar é mais do que um diferencial, é uma necessidade para garantir a relevância e a sobrevivência de uma empresa.
Enquanto Drucker nos fornece uma visão sobre a essencialidade e a natureza sistemática da inovação, o Golden Circle da Inovação oferece uma estrutura prática para orientar esse processo inovador. Juntos, esses conceitos fornecem um roadmap robusto para empresas que desejam inovar de maneira significativa, sustentável e alinhada com seu propósito central.
Diferentemente do conceito de Simon Sinek, o Golden Circle da Inovação reside em sua natureza retroalimentada. Ao atingirmos conquistas de inovação, determinamos novos objetivos e o ciclo começa novamente, destacando-se assim o processo de inovação contínua.
Em um ambiente caracterizado por tecnologias exponenciais e mudanças constantes, nas quais um novo player pode facilmente desbancar uma empresa estabelecida e de alta faturação, essa abordagem é mais relevante do que nunca. O processo de inovação torna-se, assim, uma jornada constante de autodescoberta e crescimento.
*Fernando Seabra atua nas áreas de em inovação e empreendedorismo, é idealizador do Clube BoraFazer, TEDx Speaker, CEO da Seabra Academy, Investidor Anjo e Board Advisor – Pool I.A. da Bossa Invest. É o brasileiro que mais participou como mentor e avaliador de Reality Shows de Startups e Empreendedorismo na TV mundial, com atuação nos programas Shark Tank Brasil, Planeta Startup, Batalha das Startups, Meet the Drapers Brasil, Startup World Cup e Empreender para Vencer. Ele é autor do livro “A Mandala da Inovação”, que será lançado em novembro