Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

3 formas criativas de aprender inglês durante os momentos de lazer

De podcasts a jogos com os amigos: veja como melhorar as habilidades no idioma por meio de atividades que mais parecem diversão.

Por Alberto Costa, Senior Assessment Manager da Cambridge English Atualizado em 10 nov 2020, 17h24 - Publicado em 10 nov 2020, 16h39

É comum que nos momentos de lazer e tempo livre a última coisa que as pessoas pensem é no estudo, seja lá de qual matéria for. Depois de uma semana cheia, quando o fim de semana chega nós costumamos associar ao descanso para nos preparar para os próximos duas úteis que virão pela frente.

Apesar disso, quando estamos aprendendo um novo idioma, ainda mais quando este é mais distante da nossa língua mãe, como o inglês, a exposição diária é importante para não perder o ritmo. E a boa notícia é que dá para unir o estudo dele com momentos livres ao praticar em atividades que mais parecem diversão.

Tudo depende apenas de uma escolha das tarefas e priorização daquelas que te ajudarão a passar o tempo e atuar no seu subconsciente ao mesmo tempo. Confira abaixo alguns exemplos:

Use o celular ao seu favor

O aparelho já faz praticamente parte do nosso corpo. Não tem um lugar para onde vamos, que o celular também não vá junto, então aproveite disso! Há uma série de games especialmente projetados para que todo mundo possa praticar, independente do seu nível de conhecimento.

Troque o tradicional paciência ou a lógica do Candy Crush. Cambridge English, por exemplo, oferece de maneira gratuita algumas opções em seu portfólio, como é o caso do app Quiz Your English. Por meio dele é possível se divertir ao duelar com os amigos e outros praticantes em todo o mundo em jogos rápidos de cinco perguntas cada.

Além desse, existem inúmeras outras opções de apps e jogos para baixar em celulares com os sistemas operacionais Android e iOs. Aposte nisso!

  •  

    Continua após a publicidade

     

    Continua após a publicidade

    Ouça Podcasts!

    A curiosidade é uma característica bastante predominante do ser humano e os podcasts podem ser uma ótima opção para ampliar não apenas o conhecimento geral sobre coisas das mais diversas naturezas, mas também para aprimorar a habilidade de ouvir e compreender o inglês.

    É crescente o número de opções disponíveis gratuitamente em plataformas como Spotify, Deezer e até no YouTube. Isso significa que é possível ouvi-los em qualquer momento ou lugar, seja em deslocamento ou enquanto realiza alguma tarefa em casa.

    E o nível não é problema! Para quem está começando, uma boa opção é o ESL Pod, programa criado por dois americanos (Jerry e Lucy) e totalmente em inglês! Eles conversam a respeito de assuntos corriqueiros e temais fáceis, sempre parando para explicar alguns termos utilizados. Além disso, eles têm uma linguagem e fala extremamente clara.

    Que tal brincar de lip syncing?

    Uma das partes mais difíceis do processo de aprendizado da língua inglesa é a pronúncia. Nossa língua mãe é um tanto distante do inglês, fazendo com que haja um distanciamento entre os movimentos labiais que fazemos para falar. Apesar disso, ela não é (e nem deve ser) um bicho de sete cabeças. E existem inclusive alguns métodos divertidos para treinar essa habilidade sem necessariamente estar em uma aula de conversação.

    Um deles é o lip syncing. Você pode fazer uma competição com seus amigos ou até sozinho na frente do espelho. A ideia é que você consiga pronunciar as palavras exatamente como são no inglês e prestar muita atenção no movimento que faz com a face, músculos do rosto e boca. Com o tempo você vai se acostumar, tanto com o som quanto com os movimentos, e o ato de falar vai se tornando algo mais fácil e natural.

    A imagem abaixo ilustra quais são os movimentos certos para cada letra e tipo de som e serve também como uma espécie de gabarito. Veja:

    Divulgação/Você S/A
    Continua após a publicidade
    Publicidade