Continua após publicidade

10 apps e livros para praticar o mindfulness

Saiba como conhecer melhor a técnica da atenção plena

Por Simone Tobias
Atualizado em 14 out 2020, 16h00 - Publicado em 14 out 2020, 16h00

Aplicativos e livros podem ser uma boa opção para quem quer conhecer as técnicas de mindfulness. A opinião é de Marcelo Demarzo, médico coordenador do Mente Aberta (Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde). “Os livros não substituem a orientação de um especialista, mas vale investir principalmente nos manuais sobre como praticar”, afirma. 

Publicidade

Mas é preciso dedicação. “A mente é bastante ardilosa e é fácil a gente se perder nela”, diz o instrutor Eduardo Farah, especialista na área desde 1995. 

Publicidade

A desvantagem dos livros e dos apps é a falta de interação e de uma cadência para a evolução no decorrer do tempo, segundo a executiva Andrea Rodacki, especialista em mindfulness.

Mas dá para aprimorar a experiência com recursos digitais. “Deixe o celular no modo off-line, para evitar notificações, e evite distrair-se com todos os recursos dos apps, já que muitos oferecem uma diversidade grande de práticas”, diz Andrea. “À medida que for evoluindo, tente incluir as técnicas no dia a dia, sem auxílio tecnológico, usando apenas o timer do celular.” A seguir, especialistas dão sugestões de apps e livros para iniciantes no mindfulness.

Publicidade
Continua após a publicidade

Aplicativos

Headspace – reúne exercícios para ajudar a controlar a ansiedade, aliviar o estresse e ter mais calma e concentração. Há um curso básico gratuito e séries de meditações guiadas, treinamentos de atenção plena e sessões sobre saúde física, desenvolvimento pessoal, gerenciamento de estresse e alívio da ansiedade. 

Calm –  tem exercícios para iniciantes em mindfulness, mas inclui programas para quem está em níveis mais avançados. As sessões de meditação guiadas estão disponíveis em versões de 3 a 25 minutos, ideais para que o usuário consiga encaixar as técnicas na rotina. 

Publicidade

Udemy – é uma plataforma de ensino à distância, com cursos on-line em várias áreas, que permite baixar cursos para fazer aulas off-line. Há diversas aulas disponíveis sobre mindfulness.

Continua após a publicidade

Meditopia: envia mensagens diárias inspiradoras e traz conteúdos novos todos os dias sobre temas como stress, ansiedade, qualidade do sono, motivação, gratidão e compaixão. O app permite que o usuário faça anotações sobre cada prática, criando um diário. 

Publicidade

5 minutos: foi desenvolvido pela ONG Mãos sem Fronteiras, que tem como proposta a meditação diária de 5 minutos. Há poucas funcionalidades, se comparado a outros aplicativos, mas é útil para quem quer dar os primeiros passos.

Livros

Atenção plena para iniciantes – no livro, o autor Jon Kabat-Zinn (famoso por difundir a prática no mundo ocidental) oferece instruções, respostas e reflexões tanto para quem já conhece as técnicas quanto para quem está começando. Inclui um CD com cinco meditações guiadas. 

Publicidade
Continua após a publicidade

Manual prático – Mindfulness. Curiosidade e aceitação – escrito por Marcelo Demarzo e Javier Garcia Campayo, é um guia que permite desenvolver conhecimento sobre mindfulness e é indicado para quem quer aprender ou já medita há anos.

Continua após a publicidade

Viver a catástrofe total – Jon Kabat-Zinn descreve o programa de redução de estresse baseado em mindfulness. O livro indica como usar abordagens inspiradas na meditação para combater o estresse, estimular o bem-estar e a cura.    

Mindfulness para uma vida melhor – o livro de Eduardo Farah ajuda o leitor a entender o que é o mindfulness e quais são os benefícios, a conhecer o embasamento científico da prática e a usar as técnicas de forma objetiva em qualquer ambiente, até no trabalho.

Continua após a publicidade

A ciência da meditação: Como transformar o cérebro, a mente e o corpo – de Daniel Goleman e Richard Davidson, ajuda o leitor a perceber o que é real e o que não é no mindfulness, abordando os diversos benefícios e estudos sobre o tema.

Fontes: especialistas Marcelo Demarzo, Eduardo Farah e Andrea Rodacki.

Publicidade
Publicidade