Imagem Blog

Sofia Esteves

Fundadora e presidente do conselho da Cia de Talentos, Co-fundadora do Bettha.com e Presidente do Instituto Ser+
Continua após publicidade

Como trainee, você pode ser líder – e muito mais

Para além da formação como líder, a iniciativa pode ajudar jovens talentos a descobrirem novas áreas de interesse e aprofundarem o conhecimento sobre o negócio, além de promover mais diversidade.

Por Sofia Esteves
Atualizado em 2 jun 2023, 12h48 - Publicado em 1 jun 2023, 16h28

Começo o artigo com esse alerta logo no título porque, ao longo da minha carreira, vi jovens na dúvida sobre ingressar ou não em um programa de trainee porque não sabiam se, de fato, gostariam de subir os degraus corporativos rumo à posição de líder em uma organização. 

Muitas pessoas veem os programas de trainee como uma oportunidade de ascensão de carreira porque grande parte das organizações investem em trainees para que sejam a futura liderança da empresa, mas eles estão muito longe de se resumirem a uma jornada rumo a uma posição de liderança.

Compartilhe essa matéria via:

História dos programas de trainee 

Lá atrás, quando surgiu no fim dos anos 1960, o programa buscava profissionais capazes de tornar as organizações mais competitivas em um cenário de crescente globalização. A ideia era contratar e desenvolver pessoas de alto potencial para oxigenar o ambiente de trabalho e acelerar a inovação. Em contrapartida, a promessa para os talentos que embarcavam naquela jornada era uma escalada de carreira astronômica, da base ao topo.

Desenvolver pessoas de alto potencial continua sendo uma premissa importante dos programas, mas hoje ela pode levar você e sua carreira para diversos caminhos diferentes.

Benefícios de ser trainee

Nos últimos anos, a possibilidade de conhecer várias áreas da empresa e, portanto, ter um olhar mais amplo sobre o negócio tem sido apontada como um dos grandes ganhos da vivência como trainee. Na Cia de Talentos, percebemos esse interesse crescente ao conversar com muitos ex-trainees, para um estudo inédito que lançaremos em junho, e entender que ganhar repertório e aprofundar o conhecimento sobre o mercado interessava demais esse público.

Continua após a publicidade

Esse é o tipo de bagagem que ajuda a pessoa a trabalhar em projetos com múltiplas frentes e, inclusive, a despertar o interesse por outras áreas de atuação. Pode ser um meio para vislumbrar novos caminhos profissionais — porque, como já conversamos em outro artigo aqui, nós não precisamos nos restringir a uma única carreira. 

Outro ganho para quem passa por essa experiência é o aprofundamento do conhecimento sobre a estratégica. Apesar de ser uma constante nas rodas de conversa corporativas, a palavra — e seu significado prático no dia a dia da empresa — não raras vezes é confusa para muitos talentos no começo da vida profissional. 

Qual é, de fato, a estratégia da empresa? O que seria uma decisão estratégica? Como se discute esse tema? Como se desenvolve planos para viabilizar a estratégia? Tais dúvidas vão se dissipando ao longo da vivência intensa no programa de trainee, contribuindo para um amadurecimento desses talentos em formação.

E, por falar em maturidade, é interessante notar como os programas de trainee também têm colaborado com a formação profissional no aspecto comportamental. Além das hard skills, as iniciativas de desenvolvimento também visam trabalhar as soft skills, o que é de extremo valor nesse mundo VUCA, BANI ou algum futuro acrônimo que pode surgir. 

Continua após a publicidade

Em uma realidade de intensa transformação, é importante que as pessoas tenham tempo e recursos para se desenvolver e saber lidar com as incertezas, as velocidades e as tantas ansiedades que surgem a partir disso tudo. 

Tem ainda a questão da diversidade: felizmente, vejo cada vez mais organizações interessadas em assumir um compromisso maior com o tema desenvolvendo programas, por exemplo, para pessoas negras. Oportunidades desse tipo podem ser um caminho importante para quem cumpre os critérios estabelecidos dar uma guinada na carreira e fazer uma diferença positiva não só dentro da empresa, bem como no mundo.

Ao participar de programas de trainee com esse foco, você pode ajudar o mercado a ampliar sua visão de mundo, a construir produtos e serviços mais inclusivos e a pensar novas soluções a partir da combinação da diversidade de opiniões. Como já comentei, tudo isso gera uma marca positiva no mercado e na sociedade, mas também contribui com a sua experiência e com seu crescimento profissional. 

Bem, eu poderia citar outros benefícios de se ingressar em um programa de trainee, contudo, a ideia não é essa. Não estou aqui para fazer uma promoção desse tipo de iniciativa ou mesmo convencer todo mundo a se inscrever em algo assim. Existem outras portas de entrada em uma empresa e outras formas de desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Minha intenção, na verdade, é conscientizar quem me lê sobre as mudanças por trás dessa prática nos últimos tempos e encorajar quem tinha uma pitada de interesse pelo programa, mas achava que não era para o “seu bico”. Quem sabe não existe uma formação de trainee que se encaixa no seu projeto de futuro? Você sai ganhando e, é claro, a empresa que contratar seu talento também!

Publicidade