Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99/mês
Imagem Blog

Arthur Feltrin

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pneumologista, especialista em medicina integrativa, medicina do Estilo de Vida e Nutrologia.

Rir e gerar resultados: o clima emocional eleva sua produtividade

Felicidade no trabalho é assunto sério. Estudos mostram que colaboradores mais felizes e atentos produzem mais. Confira

Por Arthur Feltrin
2 ago 2025, 08h00
Mulher sorrindo em meio ao grupo de amigos.
 (Henrik Sorensen/Getty Images)
Continua após publicidade

Quem diz que produtividade é sinônimo de pressão ainda não entendeu o poder do humor e da concentração no ambiente de trabalho. A ciência é clara: ambientes emocionalmente saudáveis geram mais resultados. E o segredo pode estar onde muitos não procuram: na leveza.

O bom humor pode ser mais eficaz do que uma planilha bem feita. Essa frase, que poderia ser apenas retórica, é respaldada por estudos sólidos. Pesquisadores da Universidade de Warwick descobriram que colaboradores felizes são 12% mais produtivos. Já um estudo publicado pela Harvard Business Review mostra que equipes que convivem com líderes bem-humorados têm desempenho até 15% maior.

Não precisa de nenhum estudo científico para afirmar isso. É só lembrar daquele chefe mal-humorado que já tivemos e como ele contaminava o ambiente de trabalho com sua “simpatia”. 

O riso ativa circuitos cerebrais relacionados à motivação e recompensa, como o núcleo accumbens, e aumenta a liberação de dopamina, neurotransmissor ligado ao prazer e à disposição. A psicóloga e professora Barbara Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte, defende em sua teoria “Broaden and Build” que emoções positivas expandem a capacidade cognitiva, a criatividade e a resiliência emocional.

Rir no trabalho não é perder tempo. É ganhar potência.

Ao lado do humor, temos outro aliado poderoso: o foco. Em tempos de distrações constantes e excesso de notificações, manter a atenção tornou-se uma vantagem competitiva e um aliado importante na guerra contra a desconcentração das redes sociais.O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi (já precisa ter foco e humor para ler todo o sobrenome dele) descreveu o estado de “flow” como aquele em que a pessoa está tão envolvida em uma atividade que perde a noção do tempo e atinge seu pico de desempenho.

Continua após a publicidade

A atenção é o novo ouro da produtividade.

Estudos da Universidade de Stanford revelam que o hábito do “multitasking” reduz a eficiência do colaborador em até 40%. Em contrapartida, técnicas de “deep work” (trabalho profundo) elevam não apenas o rendimento, mas também a satisfação com o que se faz.

É só entender que a palavra “prioridade” foi colocada no plural apenas no século passado. Em tese, sua origem, do latim prior (que significa “antes”), não deveria ter uma forma no plural, até porque não deveria existir prioridades, e sim apenas uma única prioridade. 

Cuidar do clima emocional e das habilidades de foco dos colaboradores é, portanto, uma medida de saúde corporativa. Empresas são feitas de pessoas, e pessoas que trabalham com leveza, propósito e atenção entregam mais – com menos desgaste.

Continua após a publicidade

Como afirmou Daniel Goleman, especialista em inteligência emocional: “O humor é uma forma poderosa de construir conexão, reduzir a tensão e tornar as pessoas mais abertas ao aprendizado.”

No fim, investir em humor e foco não é apenas uma estratégia de bem-estar, é uma nova forma de pensar performance.

Que tal começar o seu dia profissional pelo pé direito? Metaforicamente, começar o dia mais feliz, mais humorado, vai sim, criar uma avalanche de situações positivas. Na sua saúde, no seu rendimento e quem sabe até na sua relação interpessoal. Uma das principais dicas que dou para meus pacientes que vivem uma rotina acelerada é o silêncio digital. Períodos de ausência de celular e computador por 60 a 90 minutos por turno (se possível), permitindo períodos estratégicos de foco e concentração acentuadas que podem criar no seu sistema nervoso central uma atmosfera de leveza e tranquilidade. Por que você não tenta também?

Continua após a publicidade

Outro ponto importante: a prática de treinamentos de atenção plena (mindfulness) ajudam a reduzir o estresse e ampliar a concentração. Estudo da University of Washington mostrou que, quando sob pressão, praticantes de mindfulness cometem menos erros em tarefas cognitivas. Em suma, você ri mais, comete menos erros, aumenta sua produtividade, protege seu coração e ganha aquela moral com seu chefe. 

“Em terra de cego, quem tem um olho é rei” virou nos dias atuais um “em terra dos muito ocupados, quem tem concentração é rei.” Ter foco e leveza profissional é quase um superpoder do século XXI. Então, não subestime o poder de uma risada no meio da reunião.

Afinal, trabalhar com leveza é coisa séria.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.