Continua após publicidade

Veja mais de 30 profissões em alta para 2022

TI continua sendo a área com mais oportunidades no mercado. Mas os profissionais de marketing e finanças também estão em destaque.

Por Juliana Américo
Atualizado em 21 dez 2021, 16h31 - Publicado em 17 dez 2021, 15h30

Se você parar para dar uma olhada nos dados sobre o mercado de trabalho, vai perceber que não vamos nada bem: a taxa de desemprego até chegou a cair no terceiro trimestre, ficou em 12,6%. Mas, ainda assim, são 13,5 milhões de brasileiros procurando por um emprego para chamar de seu. 

Publicidade

Apesar da dificuldade de recolocação e o tal do pós-pandemia sem data para começar, existem áreas que se mantêm aquecidas. A tecnologia continua sendo a queridinha das empresas. Com as pessoas cada vez mais conectadas, o que não faltam são posições ligadas à transformação digital, comércio eletrônico, inovação e desenvolvimento. 

Publicidade

Quem acabou pegando carona nessa onda foi o marketing. O aumento das compras online exigiu que as companhias explorassem novos canais de vendas, como as redes sociais, aplicativos e marketplaces. E os profissionais que já sabem lidar com ferramentas de marketing digital estão disputados. 

Continua após a publicidade

Outra área que não parou foi a de financeiro. “Detectamos uma forte tendência para contratações de executivos ligados a planejamento financeiro, redução de custos e expansão de novos mercados, além de um maior volume de posições ligadas à diversidade e inclusão”, afirma Gil van Delft, presidente do PageGroup no Brasil.

Publicidade

Confira 37 cargos em alta para 2022, segundo a PageGroup, e o salário de cada um deles: 

Compartilhe essa matéria via:

Agronegócio

O Brasil é um país agrícola, então é natural que o setor esteja em alta. Para 2022, a área ganha uma pitada a mais de tecnologia com o avanço das agrotechs (startups voltadas para agricultura e pecuária). As novas oportunidades de mercado abrem espaço para posições atreladas a novos negócios.

Publicidade

Digital

O mercado de negócios digitais está aquecido por causa do avanço do comércio eletrônico, que ganhou força durante a pandemia. No ano passado, a preocupação era de levar as empresas para o universo online, agora o foco é em melhorar a presença dessas companhias na internet e diminuir o orçamento que é gasto com mídias pagas.

Publicidade
Continua após a publicidade

Engenharia, manufatura e logística 

A indústria não parou durante a pandemia e o momento de crise mostrou que os profissionais do setor precisam ser multitarefa e pensar na cadeia de produção como um todo. Além disso, o avanço do e-commerce jogou luz no segmento de logística.

Finanças

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso os times precisam cada vez mais de pessoas dedicadas a pensar em inovações. Além disso, com o open banking e novidades do mercado financeiro, é importante ter alguém voltado para crédito. 

Publicidade

Jurídico

Por causa da  vigência da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, as companhias têm investido em governança e buscando um líder da área jurídica como parceiro do negócio.

Continua após a publicidade

Marketing

A busca do setor é por profissionais com experiência em soluções digitais, dado o crescimento de startups e consolidação de empresas com plataformas de serviços.

Recursos humanos

Antes, o RH era visto como uma área de suporte. Hoje, ela é estratégica para manter as empresas competitivas, reduzir a perda de profissionais e atrair talentos mais qualificados.

Saúde

Desde o início da pandemia, a área de saúde é o setor que mais contratou gente. No início, o foco era em profissionais que trabalhassem na linha de frente contra a Covid-19, como médicos e enfermeiros. Agora, as empresas estão em busca de profissionais estratégicos para gerenciar as equipes. 

Continua após a publicidade

Tecnologia

A área de TI é uma das que mais crescem no mundo e existem oportunidades para todas as indústrias e níveis profissionais. 

Vendas

A pandemia modificou a forma das marcas se relacionarem com seus clientes. Cada vez mais são necessárias soluções para garantir o sucesso da comunicação e efetividade das vendas.

Continua após a publicidade

Operações

Com as empresas mais próximas dos clientes, é preciso ter mais atenção e qualidade no atendimento.

Comercial

A retomada dos negócios demanda por profissionais capazes de atuar em grandes contratos. 

Publicidade
Publicidade