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Retenção de funcionários depende em acertar na hora de reconhecer seus esforços

Empregados que se sentem bem reconhecidos são 45% menos prováveis a ter mudado de empresa nos últimos dois anos

Por Luana Franzão
31 out 2024, 08h00
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 (Eugene Mymrin/Getty Images)
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A

rotatividade de funcionários pode custar caro a uma empresa. Uma pesquisa da Gallup, consultoria americana, estima que substituir líderes e gerentes custa cerca de 200% do salário desses cargos. Substituir pessoas em cargos técnicos custa 80% do salário da posição, e de atendimento ao cliente, 40%.

 

A consultoria investigou o que segura um funcionário em uma empresa – como evitar o custo da substituição. A resposta não é muito surpreendente: segundo a Gallup, a retenção de funcionários depende, sobretudo, em acertar na hora de reconhecê-los por seus esforços.

Saber reconhecer um trabalho bem feito por seus funcionários vale ouro. Dentre os 3.500 empregados entrevistados entre 2022 e 2024, aqueles que se sentiram mais valorizados são 45% menos propensos a terem trocado de emprego nos últimos dois anos.

 

 

Quando um funcionário de alta performance deixa a equipe, a decisão pode fazer com que outros funcionários reflitam sobre seus próprios papeis, se questionem sobre a segurança nos postos que ocupam e sobre o futuro da empresa. A rotatividade voluntária pode acabar com a construção de expertise naquela posição, angariada por anos, e interromper amizades de trabalho que impulsionam o engajamento.

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Reconhecimento estratégico

Não basta qualquer tapinha nas costas para fazer alguém se sentir valorizado. Elevar a autoestima do colaborador é um esforço contínuo e recorrente. A Gallup sintetizou o que cunhou como “reconhecimento estratégico” em cinco pilares principais. Vamos a eles.

1.Cumpra as expectativas de reconhecimento dos funcionários

Parabenize seus colegas e subordinados quando fizerem algo que merece palmas. Um grande projeto, uma venda importante, uma apresentação que impressionou o chefão. Ele se esforçou e os louros o farão se sentir confortável na equipe.

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2. Seja autêntico

Sair distribuindo elogios a torto e a direito também não é a solução. Faça quando genuinamente sentir vontade de parabenizar o colega e reconhecer a sua importância no andamento da operação. Se não, parece que você está só cumprindo tabela (ainda que às vezes esteja, o melhor é não dar bandeira).

3. Personalize

Também não adianta sair falando a mesma coisa para todos. Celebre características, esforços e resultados individualmente, para não cair no modo automático.

4. Equalize

Cuidado para não escolher favoritos. Tente equilibrar os parabéns entre todos os subordinados e membros da equipe. Quem se sente desprezado é mais propenso a pular do barco.

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5. Integre à cultura da organização

É importante que o reconhecimento seja parte do dia-a-dia e nada extraordinário. Assim, há combustível constante para continuar dando 100% nas tarefas.

Pode parecer exagero, mas não é. Mais da metade (55%) dos trabalhadores dos Estados Unidos não têm reconhecimento ou não atendem a nenhum dos cinco pilares descritos acima. Funcionários que recebem elogios que atendem ao menos quatro das cinco categorias são nove vezes mais propensos a serem produtivos do que aqueles que não recebem.

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