Retenção de funcionários depende em acertar na hora de reconhecer seus esforços
Empregados que se sentem bem reconhecidos são 45% menos prováveis a ter mudado de empresa nos últimos dois anos
A
rotatividade de funcionários pode custar caro a uma empresa. Uma pesquisa da Gallup, consultoria americana, estima que substituir líderes e gerentes custa cerca de 200% do salário desses cargos. Substituir pessoas em cargos técnicos custa 80% do salário da posição, e de atendimento ao cliente, 40%.
A consultoria investigou o que segura um funcionário em uma empresa – como evitar o custo da substituição. A resposta não é muito surpreendente: segundo a Gallup, a retenção de funcionários depende, sobretudo, em acertar na hora de reconhecê-los por seus esforços.
Saber reconhecer um trabalho bem feito por seus funcionários vale ouro. Dentre os 3.500 empregados entrevistados entre 2022 e 2024, aqueles que se sentiram mais valorizados são 45% menos propensos a terem trocado de emprego nos últimos dois anos.
Quando um funcionário de alta performance deixa a equipe, a decisão pode fazer com que outros funcionários reflitam sobre seus próprios papeis, se questionem sobre a segurança nos postos que ocupam e sobre o futuro da empresa. A rotatividade voluntária pode acabar com a construção de expertise naquela posição, angariada por anos, e interromper amizades de trabalho que impulsionam o engajamento.
Reconhecimento estratégico
Não basta qualquer tapinha nas costas para fazer alguém se sentir valorizado. Elevar a autoestima do colaborador é um esforço contínuo e recorrente. A Gallup sintetizou o que cunhou como “reconhecimento estratégico” em cinco pilares principais. Vamos a eles.
1.Cumpra as expectativas de reconhecimento dos funcionários
Parabenize seus colegas e subordinados quando fizerem algo que merece palmas. Um grande projeto, uma venda importante, uma apresentação que impressionou o chefão. Ele se esforçou e os louros o farão se sentir confortável na equipe.
2. Seja autêntico
Sair distribuindo elogios a torto e a direito também não é a solução. Faça quando genuinamente sentir vontade de parabenizar o colega e reconhecer a sua importância no andamento da operação. Se não, parece que você está só cumprindo tabela (ainda que às vezes esteja, o melhor é não dar bandeira).
3. Personalize
Também não adianta sair falando a mesma coisa para todos. Celebre características, esforços e resultados individualmente, para não cair no modo automático.
4. Equalize
Cuidado para não escolher favoritos. Tente equilibrar os parabéns entre todos os subordinados e membros da equipe. Quem se sente desprezado é mais propenso a pular do barco.
5. Integre à cultura da organização
É importante que o reconhecimento seja parte do dia-a-dia e nada extraordinário. Assim, há combustível constante para continuar dando 100% nas tarefas.
Pode parecer exagero, mas não é. Mais da metade (55%) dos trabalhadores dos Estados Unidos não têm reconhecimento ou não atendem a nenhum dos cinco pilares descritos acima. Funcionários que recebem elogios que atendem ao menos quatro das cinco categorias são nove vezes mais propensos a serem produtivos do que aqueles que não recebem.