Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Jogo revela 4 pontos de destaque do perfil de liderança mais valioso

Jogo usado na seleção do programa de liderança feminina Executivas do Amanhã mostrou quatro habilidades valiosas

Por Camila Pati 7 ago 2020, 11h30

Um jogo que analisa padrões comportamentais feito com estudantes brasileiras candidatas ao programa de liderança feminina “Executivas do Amanhã” mostra que a criatividade, flexibilidade, praticidade e comportamento analítico se destacam no perfil das jovens. De 954 candidatas observadas, 87% têm perfil criativo.

A competência, uma das mais valorizadas no atual mercado de trabalho foi tema de matéria de capa da VOCÊ S/A e indica, segundo a metodologia da empresa que aplicou o teste, a Huddle em parceria com a Exec, que a candidata é capaz de inovar a cada novo problema. A característica oposta, no jogo, é comportamento estruturado.

O game tem o objetivo de mostrar a tendência de comportamento que um profissional dentro da empresa, por meio do mapeamento das escolhas do participante à medida que desafios e decisões são apresentados.

 Ao logo do jogo o desafio aumenta e a decisão envolve ganho ou perda de dinheiro, medidos por meio de uma pontuação. Ao arriscar solucionar um novo problema, a candidata pode apostar em ganhar mais ou menos pontos ou, consequentemente, perder todo o seu dinheiro – ou pontos – restantes.

Além das competências já citadas, é possível observar traços de personalidade como persistência, flexibilidade, velocidade, análise, conservadorismo, arrojamento, comportamento estruturado e economia.

Além da inovação, a flexibilidade também é evidente no perfil de 80% estudantes. No jogo, flexibilidade é oposta à “persistência”, que é quando o candidato procura utilizar os conhecimentos e ferramentas que já possui, durante muito tempo, para resolver um problema, e só desiste quando vê que realmente não conseguirá resolver.

Continua após a publicidade

O comportamento analítico, definido no game pelo perfil de quem procurou entender o cenário do momento do jogo, observando com calma, antes de tomar qualquer decisão, também prevaleceu nas características de 80% das estudantes.

A praticidade, que é a característica de quem usa recursos para resolver problemas no menor tempo possível, também se manifestou em 73% das candidatas.

  • Como funciona o programa Executivas do Amanhã

    O Executivas do Amanhã, criado pela EXEC há quatro anos, tem o objetivo de levar o tema da diversidade na liderança para empresas e engajar  presidentes de empresas mulheres a combater a disparidade de gênero na alta liderança. O programa seleciona jovens estudantes para receberem mentoria de mulheres que se destacaram nas empresas.

    “As mulheres ainda representam uma pequena porcentagem dos cargos de alta liderança”, disse a presidente da IBM para América Latina, Ana Paula Assis, que já participou do programa. Estudo realizado pela IBM com 2,3 mil corporações indica que apenas 18% dos cargos de alta liderança são ocupados por mulheres.

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade