Jogo revela 4 pontos de destaque do perfil de liderança mais valioso
Jogo usado na seleção do programa de liderança feminina Executivas do Amanhã mostrou quatro habilidades valiosas
Um jogo que analisa padrões comportamentais feito com estudantes brasileiras candidatas ao programa de liderança feminina “Executivas do Amanhã” mostra que a criatividade, flexibilidade, praticidade e comportamento analítico se destacam no perfil das jovens. De 954 candidatas observadas, 87% têm perfil criativo.
A competência, uma das mais valorizadas no atual mercado de trabalho foi tema de matéria de capa da VOCÊ S/A e indica, segundo a metodologia da empresa que aplicou o teste, a Huddle em parceria com a Exec, que a candidata é capaz de inovar a cada novo problema. A característica oposta, no jogo, é comportamento estruturado.
O game tem o objetivo de mostrar a tendência de comportamento que um profissional dentro da empresa, por meio do mapeamento das escolhas do participante à medida que desafios e decisões são apresentados.
Ao logo do jogo o desafio aumenta e a decisão envolve ganho ou perda de dinheiro, medidos por meio de uma pontuação. Ao arriscar solucionar um novo problema, a candidata pode apostar em ganhar mais ou menos pontos ou, consequentemente, perder todo o seu dinheiro – ou pontos – restantes.
Além das competências já citadas, é possível observar traços de personalidade como persistência, flexibilidade, velocidade, análise, conservadorismo, arrojamento, comportamento estruturado e economia.
Além da inovação, a flexibilidade também é evidente no perfil de 80% estudantes. No jogo, flexibilidade é oposta à “persistência”, que é quando o candidato procura utilizar os conhecimentos e ferramentas que já possui, durante muito tempo, para resolver um problema, e só desiste quando vê que realmente não conseguirá resolver.
O comportamento analítico, definido no game pelo perfil de quem procurou entender o cenário do momento do jogo, observando com calma, antes de tomar qualquer decisão, também prevaleceu nas características de 80% das estudantes.
A praticidade, que é a característica de quem usa recursos para resolver problemas no menor tempo possível, também se manifestou em 73% das candidatas.
Como funciona o programa Executivas do Amanhã
O Executivas do Amanhã, criado pela EXEC há quatro anos, tem o objetivo de levar o tema da diversidade na liderança para empresas e engajar presidentes de empresas mulheres a combater a disparidade de gênero na alta liderança. O programa seleciona jovens estudantes para receberem mentoria de mulheres que se destacaram nas empresas.
“As mulheres ainda representam uma pequena porcentagem dos cargos de alta liderança”, disse a presidente da IBM para América Latina, Ana Paula Assis, que já participou do programa. Estudo realizado pela IBM com 2,3 mil corporações indica que apenas 18% dos cargos de alta liderança são ocupados por mulheres.