Estas são as habilidades e competências mais buscadas nos cursos online
A Udemy divulgou o relatório global Top 10 Skills que traz as habilidades mais demandadas e buscadas por profissionais e empresas.
São Paulo – Com mais de 150 mil cursos online no portfólio, 57 mil instrutores e 50 milhões de alunos espalhados pelo mundo, a Udemy divulgou o relatório global Top 10 Skills que traz as habilidades mais demandadas e buscadas por profissionais e empresas.
O estudo traz as competências técnicas e comportamentais em alta para 2020 com base nos dados de busca e procura coletados ao longo de 2019.
Presente no Brasil há cinco anos, a Udemy também reuniu dez competências promissoras por aqui. “O Brasil já é um dos cinco maiores mercados da Udemy no mundo”, diz Sérgio Agudo, diretor da Udemy para América Latina.
Um dos focos da empresa no Brasil é atrair mais clientes para sua plataforma voltada para educação corporativa, que dá acesso a uma grade de 3 mil cursos, parte em inglês e parte em português. “É como um Netflix de cursos, ele pode ir fazendo os cursos que seu chefe pediu mas pode fazer outros. Assim, as empresas podem identificar carências que gestores nem sabiam que existiam”, explica o executivo. O modelo de educação executiva proposto pela plataforma também tem a vantagem de trazer a gestão da carreira para as mãos dos profissionais, já que dá essa liberdade de escolha de trilhas adicionais de estudos.
A Udemy tem mais de 5 mil empresas clientes e o número de alunos brasileiros – que cresceu mais de 60% entre 2018 e 2019 – deve aumentar ainda mais já que a escola oferece mais de mil cursos online grátis que podem ser feitos durante essa época de quarentena por conta da pandemia de coronavírus.
“Uma das tendências que temos visto é de, cada vez menos, as empresas contratarem pessoas prontas. Existe uma grande necessidade de desenvolver o profissional dentro de casa. Várias empresas estão fazendo isso no Brasil”, diz o executivo.
As 10 competências técnicas mais buscadas no mundo
Inteligência artificial, machine learning, computação em nuvem e linguagens de programação dominam a lista de competências técnicas mais buscadas no portfólio de cursos da Udemy.
TensorFlow : é uma biblioteca de código aberto para aplicativos de inteligência artificial chamado de redes neuras.
Chatboot: é um software de inteligência artificial que simula interação humana.
Microsoft Azure: é serviço de computação em nuvem oferecido pela Microsoft
OpenCV: Biblioteca de código aberto para aplicativos de visão computacional
Neural Networks: as redes neurais artificiais são algoritmos construídos para funcionar como as redes de neurônios do cérebro.
Linux: é um dos sistemas operacionais de código aberto mais usados no mundo.
Ethereum: código aberto que usa tecnologia blockchain
Splunk: é um software de ciência dados que recebe dados estruturados e não estruturados de qualquer fonte e fornece insights comerciais.
QGIS (Quantum Geographic Information System) é um software que armazena dados geoespaciais usados em muitos aplicativos.
Kotlin: é uma linguagem de programação para desenvolvimento de aplicativos para Android. Essa é uma das 5 linguagens de programação preferidas pelos desenvolvedores.
10 competências comportamentais em alta no mundo
O relatório da Udemy aponta quais as características comportamentais em alta para 2020. A boa notícia é que também é possível treinar as chamadas soft skills.
Mindset de crescimento: abertura para mudança, feedback e para o aprendizado contínuo.
Criatividade A competência é tema da matéria de capa da Você S/A de março e uma arma poderosa para inovação, vantagens competitivas e engajamento de equipes, segundo o relatório da Udemy.
Foco: mídias sociais, aplicativos de comunicação como o Whatsapp e o home office, modelo de trabalho que se tornou essencial para a sobrevivência dos negócios, tornam a capacidade de foco e de concentração uma habilidade tão valiosa quanto desafiadora.
Comunicação: falhas de comunicação causam danos irreparáveis à reputação de uma carreira e de uma empresa. Segundo a Sociedade de Recursos Humanos (SHRM) os prejuízos por má comunicação variam de 420 mil dólares a 62 milhões, segundo aponta o relatório da Udemy.
Storytelling: boas histórias dão contexto e ressonância emocional para a comunicação seja ela uma apresentação ou um material de marketing.
Consciência Cultural estar atento às diferenças culturais é a chave para a promoção da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.
Pensamento crítico é uma indispensável competência para solução de problemas e também para lidar com a avalanche de informações em um mundo hiperconectado. Conseguir ponderar soluções e analisar problemas sob diferentes aspectos são habilidades valorizadas.
Liderança: úteis para um gerente de primeira viagem ou para experiente executivos, essa é uma competência essencial para gerir equipes eficientes.
Inteligência emocional: pessoas de sucesso, em geral, tem altos índices de inteligência emocional, cujas dimensões incluem empatia, autoconsciência e atitude colaborativa.
Procurando mais coisas para aprender durante o isolamento social?
Fundação Getúlio Vargas, Insper, Fundação Bradesco, Really Experience e Escola São Paulo têm aulas online gratuitas ou por até R$ 3,99:
Cursos online (gratuitos ou quase) para fazer durante a quarentena