Você tem pensamento crítico?

Esta competência é a segunda mais importante para o trabalho em 2020. Aprenda como desenvolvê-la no 29º episódio do Rádio Peão

Você costuma ponderar sobre as soluções propostas, questionar o status quo e olhar um problema sobre perspectivas diferentes? Se sua resposta é sim, provavelmente você possui pensamento crítico.

Este é o tema do 29º episódio do Rádio Peão. O pensamento crítico é tão indispensável que um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial revelou que essa é a segunda competência mais importante para o trabalho em 2020 – atrás apenas de resolução de problemas complexos.

No episódio, as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli conversam sobre o assunto com Cynthia Sanches, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, e Rodrigo Vianna, CEO da Mappit, empresa do Talenses Group, especializada em recrutamento para início de carreira.

O primeiro bloco é dedicado a definir o que é o pensamento crítico e por que essa habilidade é tão importante para o mundo do trabalho. “Para eu conseguir desenvolver e ensinar o pensamento crítico, preciso ter curiosidade, vontade de aprender e me abrir para diferentes pontos de vista”, diz Cynthia.

O segundo bloco explica como essa competência está sendo tratada dentro das companhias. “A maioria das pessoas não pensa criticamente nas empresas porque não tem oportunidade para isso”, diz Rodrigo.

Dica da redação

A cada novo episódio, uma de nossas jornalistas dá uma sugestão de filme, livro, documentário, série ou podcast para os ouvintes. 

Nesta semana, a editora-assistente Luciana Lima indica o Ted Talk “Como o tédio pode nos levar às ideias mais brilhantes” da jornalista, escritora e podcaster americana Manoush Zomorodi. Ela explica por que é importante ativar o piloto automático do nosso cérebro para criar novas conexões e ideias, mas que desfrutar desses momentos de tédio está cada vez mais difícil por causa da tecnologia.

“Como é preciso ter criatividade e momentos de ócio para desenvolver o pensamento crítico, o vídeo da Manoush tem tudo a ver com o nosso tema de hoje”, diz Luciana.

Escute o episódio #29 completo aqui:

Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

Veja também

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: