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Fale isto ao ser demitido se quiser sair com elegância da situação

É bem provável que uma pessoa demitida ouça uma das sete respostas apontadas nesta lista. Veja os principais motivos para demissão

Por Camila Pati
Atualizado em 6 fev 2020, 15h54 - Publicado em 6 fev 2020, 14h55

São Paulo – Mantenha a calma, agradeça a oportunidade de ter trabalhado na empresa, se tiver a chance pergunte por que motivo está sendo demitido e, por fim, informe-se a respeito das etapas do desligamento.

Esses são os conselhos da head de operações da consultoria STATO para um dos momentos mais delicados da trajetória de um profissional na empresa: o encerramento do contrato de trabalho por vontade exclusiva do empregador.  “Não vai adiantar se justificar ao ouvir a razão da dispensa”, diz Candice Fernandes.

Ela não recomenda que gestores se alonguem em explicações sobre a dispensa para o profissional nesse momento sensível. “Se o gestor já tomou a decisão de demitir não é hora de dar feedback“, diz. Ao ouvir a razão da demissão, é bem provável que a fala do gestor  gire em torno de 7 temas. É o que mostra levantamento exclusivo realizado pelo time de especialistas da consultoria STATO com principais motivos para demissões dentro das empresas.

A análise levou em consideração relatos de clientes da consultoria que passaram por essa situação recentemente e agora se encontram em transição de carreira, e também as respostas de profissionais de RH.

No dialeto corporativo adotado pela maioria dos recrutadores diz-se que um profissional é contratado por conta de suas “hard skills” e demitido por falta de “soft skills”.

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Traduzindo ao bom português: competências técnicas abrem as portas para uma contratação e desvios comportamentais são o principal motivo de demissões. É mais fácil treinar tecnicamente um funcionário do que mudar seus hábitos comportamentais.

Candice fala em inadequação à cultura da empresa, o tal do “fit cultural” e coloca sob esse guarda-chuva questões como falta de comprometimento, baixo desempenho e dificuldade em trabalhar em equipe (quando isso é importante, e quase sempre é). Indisposição e inaptidão para aprender e descumprimento das normas internas e do código de ética também aparecem no levantamento:

Cultura

A cultura de uma empresa é definida por valores considerados fundamentais para o negócio e deve ser incorporada por todos os colaboradores.

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Segundo a pesquisa, profissionais que não se adaptam são demitidos rapidamente, em alguns casos em menos de um ano após a contratação. Nem sempre é possível, mas empresas tentam evitar que isso ocorra formulando testes de perfil cultural nos processos de seleção. 

Reestruturações

A crise econômica dos últimos anos enxugou os quadros de funcionários e o termo reestruturação fez parte do vocabulário de demissionados Brasil afora.  Houve empresas que optaram por reduzir o tamanho de times de projetos específicos e empresas que demitiram em larga escala.

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Baixo desempenho

A incapacidade do profissional de entregar o que se espera dele é um dos principais fatores de demissões.  Há empresas que têm métricas claras e indicadores de desempenho. Nessas companhias, funcionários têm chance feedback performance regularmente. A dica dos especialistas da STATO para que evitar demissão é alinhar expectativas com gestores durante as reuniões formais ou conversas espontâneas de avaliação.

Baixa competitividade

A agilidade tornou-se uma das qualidades mais decisivas no mercado de trabalho. “Hoje em dia não existe motivo para ficar desinformado e não buscar crescimento.  Quem para de querer crescer fica para trás. porque sempre tem alguém com fome de conhecimento”, diz Candice.

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Desmotivação

Pessoas desmotivadas têm baixa produtividade e, consequentemente, tornam-se menos competitivas entrando assim para a lista de demitidos. Bons líderes tentam reverter apatia de suas equipes.  A responsabilidade do profissional  que quiser continuar na empresa é refletir sobre os motivos que o levam à desmotivação e apresentá-los de forma transparente e coesa, sugerindo alternativas viáveis.

Desrespeito ao código de ética/Compliance

A tolerância com quem descumpre normas e procedimentos estipulados em códigos de ética e compliance tem sido cada vez menor, diz Candice. Vazamento de informações sensíveis ao negócio, violação de regras internas como aceitar presentes de clientes e fornecedores são exemplos de más condutas nesse campo.

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Comportamento

De acordo com os relatos apurados pela STATO, a inabilidade para gerir equipes, colaborar com outros times e problemas de relacionamento são razões frequentes de desligamentos. Por outro lado, profissionais criativos, colaborativos e hábeis comunicadores têm mais chances de sucesso.

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