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Estas 5 habilidades indicam que você tem inteligência emocional

Inteligência emocional está relacionada a perceber emoções, raciocinar a partir do que elas dizem, entender o que elas significam e, a partir daí, gerenciá-las. Entenda.

Por Camila Pati
Atualizado em 21 mar 2024, 10h48 - Publicado em 28 jun 2019, 15h00

São Paulo –  No primeiro vídeo da websérie especial – produzida pelo Na Prática para a VOCÊ S/A –  Lorena Bernardes explica que a inteligência emocional é considerada hoje por especialistas parâmetro mais importante do que o QI para determinar se um profissional terá bom desempenho e capacidade de liderança.

Os psicólogos Peter Salovey e John D. Mayer definiram inteligência emocional como: “a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, além de saber regulá-la em si mesmo e nos outros.”

Na prática, isso significa que a inteligência emocional está relacionada a perceber emoções, raciocinar a partir do que dizem as emoções, entender o que essas emoções significam, gerenciá-las. Segundo o psicólogo Daniel Goleman, inteligência emocional exige um conjunto de cinco habilidades:

  1. Autoconsciência: capacidade de reconhecer as próprias emoções.
  2. Autorregulação: capacidade de lidar com as próprias emoções.
  3. Automotivação: capacidade de se motivar e de se manter motivado.
  4. Empatia: capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros.
  5. Habilidades sociais: conjunto de capacidades envolvidas na interação social.

Aperte o play, confira e fique ligado: toda sexta-feira vamos publicar um novo vídeo sobre o tema

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