Essa reunião poderia ter sido um email? Uma empresa decidiu que sim
E-commerce canadense Shopify cancela reuniões recorrentes com mais de duas pessoas. E recomenda dizer não para mais encontros de trabalho.
“Essa reunião deveria ter sido um email” já se tornou meme no mundo corporativo. A Shopify, um e-commerce canadense, decidiu acabar com a piada e de fato reduzir o número de encontros, num esforço de melhorar a produtividade e o engajamento de seus funcionários.
A empresa cancelou todas as reuniões recorrentes que envolviam mais de duas pessoas. E fixou também as quartas-feiras como o dia sem esses compromissos. Para coroar o alívio de agenda, funcionários serão encorajados a dizer não a reuniões e a sair de grupos de trabalho (no WhatsApp ou no Slack, por exemplo) que tenham muitas pessoas.
A perda de tempo em reuniões ficou ainda mais evidente quando todas elas viraram convite na agenda online. Funcionários passam, em média, 18 horas por semana em reuniões, isso depois de negarem convites para 14% delas. Se pudessem escolher, eles declinariam 31% dos “invites”, de acordo com um estudo realizado por Steven Rogelberg, professor da Universidade da Carolina do Norte.
Rogelberg também estimou que o custo das reuniões para as grandes empresas ultrapassava os US$ 100 milhões. Está aí um excelente incentivo para a nova política.