Continua após publicidade

Danone vai abrir 400 vagas. Veja 10 coisas sobre trabalhar lá

Preocupada com a criatividade e a responsabilidade social, a Danone aposta em programas e práticas que estimulem a inclusão e a colaboração

Por Marina Verenicz
Atualizado em 3 mar 2020, 13h53 - Publicado em 3 mar 2020, 06h00

Nascida em 1919, a francesa Danone, gigante mundial do setor de laticínios, é tão famosa que sua marca virou sinônimo do principal produto que fabrica. Globalmente, a organização está presente em mais de 120 países. No Brasil há 49 anos, a empresa possui três divisões de negócios: lácteos e bebidas à base de vegetal; nutrição especializada; e águas.

Com sete fábricas no país e uma sede corporativa, a companhia emprega 4 500 funcionários. O quadro já foi maior, mas, nos últimos quatro anos, a Danone enxugou o número de empregados em 10% — consequência da crise econômica que atingiu em cheio o consumo dos produtos comercializados pela multinacional. Neste ano, no entanto, a organização espera uma retomada do crescimento, com a meta de elevar de 5% a 10% as vendas. Para conquistar o objetivo, aposta em novos artigos, como bebidas lácteas proteicas, chás e refrigerantes.

Estrutura híbrida

Apesar de a empresa ter organograma tradicional, os métodos ágeis e os squads já aparecem. As áreas de inovação e desenvolvimento de produtos, por exemplo, trabalham nos novos modelos. Além disso, há treinamentos internos sobre esse estilo de gerenciamento — 20 empregados são multiplicadores.

Bebê a bordo

funcionárias com filhos de até 1 ano que precisem viajar a trabalho podem levar junto o neném e um acompanhante — tudo pago pela companhia. os homens têm direito a 20 dias de licença-paternidade, e as mulheres, a seis meses. E esses períodos se aplicam também aos casais homoafetivos que adotem uma criança.

Continua após a publicidade

Responsabilidade Social

A Danone tem vários projetos sociais. Um deles ocorre em Poços de Caldas (MG), município em que está a principal fábrica da empresa. Em parceria com a Secretaria do Bem-Estar Social da cidade e com o núcleo de psicologia da Faculdade Pitágoras, a companhia oferece cursos a mulheres em situação de vulnerabilidade.

No escuro

Com o objetivo de aumentar a diversidade entre os estagiários, a Danone usa chatbots para recrutar às cegas nas primeiras fases do processo seletivo. o nome da faculdade e o gênero dos candidatos não aparecem.

Capacitação externa

A companhia tem um programa nacional para capacitação de PCDs que não trabalham na empresa — 500 pessoas já se formaram nos últimos três anos. Após os treinamentos, o currículo dos participantes é colocado à disposição de empresas parceiras.

Mais mulheres

A Danone exige que pelo menos uma candidata seja mulher na última etapa do processo seletivo. Hoje, 46% dos cargos de liderança são preenchidos por gestoras. e elas são 52% das novas contratações para a fábrica de Poços de Caldas.

Continua após a publicidade

Atendimento digital

Para resolver assuntos de gestão de pessoas e facilitar o dia a dia dos funcionários, existe a Nina, uma inteligência artificial. ela soluciona dúvidas simples de RH e faz cobranças aos funcionários. É a nina, por exemplo, que relembra os prazos para envio de relatórios e feedbacks.

Ao lado das startups

A divisão de produtos nutricionais lançou um desafio para que startups desenvolvessem novos produtos, serviços ou tecnologias. A iniciativa é feita com a ­Innoscience (consultoria de gestão de inovação) e com a Startse (plataforma de empreendedorismo). Foram 89 startups inscritas, 18 pré-selecionadas e três terão seus projetos adquiridos.

Alto e claro

Mesmo na crise, a companhia não deixa de comunicar os resultados. Há falas mensais da diretoria e da presidência transmitidas ao vivo. a mensagem fica gravada e disponível a todos.

10 Autonomia para inovar

Quinzenalmente, ocorrem reuniões para que os funcionários sugiram inovações. A participação é voluntária. numa dessas conversas, surgiu a ideia do Yopro, um iogurte UHT com alto teor proteico. o insight não veio da criação, de onde partiria originalmente, mas da área de qualidade.

Continua após a publicidade

Publicidade