Como discordar em inglês, sem parecer mal-educado? Veja exemplos

Confira como discordar de um modo mais elegante em inglês e também dicas de frases para ser mais direto sem perder a educação

Temos de convir que discordar de alguém nunca é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando falamos de trabalho em equipe e colegas de escritório. E isso pode se tornar ainda mais complicado se você não conhece bem o idioma que está falando, a cultura ou a personalidade da pessoa com a qual está tratando. Então, como refutar opiniões sem soar ofensivo, em inglês?

A principal dica aqui, antes de falarmos do idioma de fato, e que pode ser levada para o resto da vida profissional é manter a calma, mesmo que o seu interlocutor não aparente estar muito satisfeito com sua discordância. Demonstre que você entende o ponto de vista da pessoa com a qual está discutindo e veja a seguir algumas frases e expressões que vão te ajudar na hora do diálogo, com diferentes graus de formalidade:

Expressões formais, para discordar com mais elegância

É muito comum o uso de though para discordar ou complementar uma opinião com uma ideia contrária. Se você começar sua frase com yeah, ou outro tipo de concordância isso pode  amenizar a discordância que vem em seguida. Veja os exemplos:

  • Yeah, it is expensive, though… (Sim, é caro, no entanto…)
  • I see what you’re saying but I think… (Entendo o que você está dizendo, mas acho…)
  • I take your point but that isn’t the way I see it, instead I… (Entendo o seu ponto de vista, mas não é assim que eu vejo. Em vez disso, eu…)
  • True, that is a fair point, but I have to say I disagree… (É verdade que esse é um argumento justo, mas devo dizer que discordo…)
    Veja também

Frases para discordar de modo mais direto

Se a sua ideia aqui é reforçar sua posição de discordância, começar a frase com but é uma boa dica. A seguir, alguns exemplos:

  • But you told me last week that you don’t like Japanese food! (Mas você me disse na semana passada que não gosta de comida japonesa!)
  • I’m afraid I disagree. (Receio discordar.)
  • I totally disagree. (Eu discordo totalmente.)
  • I’d say the exact opposite. (Eu diria exatamente o oposto.)
  • Not necessarily. (Não necessariamente.)

Mas então, o que fazer depois de expressar a sua opinião e discordar? O ideal é sempre dar uma sugestão, preferencialmente unindo as ideias. É importante sempre apresentar uma alternativa com foco na solução. Veja algumas expressões úteis para isso:

  • Instead, I think we should/could… (Em vez disso, acho que deveríamos / poderíamos…)
  • My suggestion would be to… (Minha sugestão seria…)
  • An alternative solution might be… (Uma solução alternativa pode ser…)
  • I would recommend that we… (Eu recomendaria que nós…)

Seguindo essas dicas básicas, discordar em outro idioma pode ficar um pouco mais fácil, comece colocar em prática no seu dia a dia! 

*Alberto Costa é Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores.

Confira mais DICAS DE INGLÊS DA CAMBRIDGE

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A .

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: