Como alavancar sua carreira em tecnologia e trabalhar no exterior
Saiba quais habilidades são as mais procuradas por recrutadores da área fora do Brasil.
Q
ue o bolo da tecnologia é o que mais cresce, todos sabem – e todos querem garantir o seu pedaço. Segundo um levantamento feito pela Brascom, cerca de 53 mil profissionais irão se graduar anualmente em cursos de tecnologia entre 2021 e 2025. Parece muito, mas não é. A demanda projetada para esses profissionais é de 800 mil novos talentos nesse período – ou seja, um déficit possível de 530 mil profissionais.
É possível que você, enxergando a tecnologia como um setor próspero, tenha decidido graduar-se em algum curso que te permita trabalhar nesse mercado. Acontece que muita gente pensou na mesma coisa. O segredo a ser descoberto agora é: como se destacar no mar de candidatos por aí?
O desafio fica ainda pior quando aumentamos o escopo da busca por vagas. Muita gente se capacitou em tecnologia para trabalhar fora do Brasil, uma vez que as big techs têm suas sedes em outros países (mas muitas também têm escritórios por aqui, vale lembrar).
Aqui vão algumas dicas, pensadas por Waldir Rodrigues Junior, diretor sênior de Engenharia da Avalara, fintech global em soluções tecnológicas de software fiscais, para te ajudar na missão de conseguir o trabalho dos sonhos no exterior, se você se especializou em tech.
1. Domine as principais linguagens de programação e plataformas em nuvem
TypeScript, Go, Python, C#,Java…Saber as principais linguagens de programação é o básico. Com o avanço da nuvem pairando sobre nós, também é ideal correr atrás desse tipo de plataforma: saber mexer com AWS, Google Cloud e Azure já te coloca alguns passos à frente de outros profissionais. Claro, cada um tem sua linguagem preferida, e você não precisa ser um especialista em todas. Mas ter um pouquinho de noção sobre cada uma delas pode te ajudar.
2. Invista em certificações em arquitetura de software e princípios SOLID
Melhor do que falar, é comprovar. Algumas certificações nessa área têm reconhecimento global, e vão te ajudar a comprovar que você realmente tem experiência.
3. Fale inglês
Não tem jeito. Se quer trabalhar fora, é melhor dominar o idioma global. Na verdade, é improvável conseguir qualquer coisa fora daqui sem falar o inglês. Então, antes de sonhar com o salário em dólar, invista em dominar a língua do mercado. Investir em certificações internacionais, como o TOEFL e o IELTS também pode ser uma boa pedida. A fluência te abrirá portas para brincar de networking a nível global.
4. Participe de eventos e comunidades de tecnologia
O homem é um animal social, já dizia Aristóteles. Ainda que você talvez prefira as máquinas, não se esqueça que as pessoas são o melhor caminho para as oportunidades. É importante se expor e conhecer gente nova, que pode te ajudar nos esforços para alcançar o cargo dos sonhos. Fóruns, conferências, eventos de tecnologia e hackathons podem proporcionar insights valiosos.
5. Tenha um portfólio
Se você já participou de hackathons, ganhou prêmios ou se destacou em alguma área de programação, inclua esses feitos no seu portfólio. Isso destaca suas habilidades, e o recrutador provavelmente não tem tempo de procurar essas informações sozinho. Não deixe suas conquistas passarem batido por quem pode te dar uma oportunidade valiosa.
No fim das contas, lembre-se: quem não arrisca, não petisca. Candidate-se a vagas, converse com pessoas e exponha suas conquistas. Você nunca sabe qual a porta que se abrirá em direção a seus sonhos.