Canadá recruta brasileiros para vagas de emprego e bolsas de estudo

É possível se candidatar ao processo seletivo até o dia 20 de janeiro

São Paulo -Brasileiros interessados em trabalhar e estudar na região metropolitana de Québec, no Canadá, podem se candidatar a vagas de emprego e bolsas de estudo até o dia 20 de janeiro. O processo seletivo é online com entrevistas via Skype.

São 297 oportunidades profissionais nas áreas de manufatura, saúde, tecnologia da informação e usinagem e cinco bolsas de estudo disponíveis em mais uma missão de recrutamento promovida pela agência de desenvolvimento econômico da região, a Québec Internacional.

Ao todo são 14 empresas com vagas de emprego que além de experiência profissional têm conhecimento do idioma francês como um dos requisitos, já que é a língua oficial da província de Québec. “As empresas exigem que os candidatos falem francês ao menos em nível intermediário para as vagas de TI, mas para a área de indústria, basta ter conhecimento básico”, diz a diretora de mobilidade internacional da agência Québec International, Sara Tapia.

Não há qualquer exigência de idade ou de apresentação de documentos de imigração para participar do processo seletivo. “ Além do idioma francês, o mais importante são a experiência profissional e as competências técnicas”, diz Sara.

Para estudantes, as bolsas- de estudo são para mestrado e doutorado na UQAR – Université du Québec em Rimouski, nas áreas biologia, geografia, oceanografia e química. O valor da bolsa é de até CAD$ 21 mil por ano. É necessário ter de nível intermediário a avançado do francês e também do inglês.

É a segunda vez que bolsas de estudo são oferecidas em missões de recrutamento da agência Québec Internacional e os brasileiros se destacaram entre os candidatos internacionais. “Sabemos que entre os brasileiros que querem vir para o Québec também há os interessados em estudar.  Entre os selecionados para receber as bolsas de estudo da última missão de recrutamento, 5% eram brasileiros”, diz Sara.

Como será o processo seletivo

Os interessados devem acessar o site Quebec na Cabeça para se candidatar. O primeiro passo é completar um perfil no site e em seguida escolher as vagas ou bolsas de estudo desejadas.  Os selecionados farão entrevistas entre os dias 10 e 21 de fevereiro com recrutadores das empresas ou gestores das universidades, caso estejam se candidatando às bolsas-de-estudo.

A missão anterior de recrutamento da cidade de Québec no Brasil foi presencial em 2019 e mais de 5 mil pessoas cadastraram seus currículos para participar. “Em São Paulo, os recrutadores fizeram quase 800 entrevistas e já temos mais de 100 contratações confirmadas”, diz Sara. Entre profissionais brasileiros que participaram da seleção, 58% tinham nível intermediário de francês.

Desde 2013, a agência já promoveu 12 missões de recrutamento, sendo quatro delas presenciais no Brasil. “As empresas gostam muito dos candidatos brasileiros porque em geral são pessoas com mais de dois anos de experiência e que falam inglês e francês”, diz.

Atualmente 925 brasileiros vivem na cidade de Québec, sendo que mais de 500 chegaram à região por meio das missões de recrutamento. ” Minha dica aos brasileiros é que  visitem a página Québec na Cabeça no Facebook e no LinkedIn.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: