As 50 grandes empresas que têm os funcionários mais felizes no Brasil
Exclusivo: confira em primeira mão o único ranking de empresas que é feito com avaliações espontâneas e anônimas, divulgado pela plataforma Love Mondays
Por Camila Pati
Atualizado em 19 dez 2019, 16h23 - Publicado em 16 jan 2019, 07h00
São Paulo – A consultoria de tecnologia e desenvolvimento de software, ThoughtWorks, ficou pelo segundo ano consecutivo em primeiro lugar no ranking da Love Mondays de satisfação profissional: as 50 empresas mais amadas do Brasil.
Calculada a partir de 153 mil avaliações anônimas dos usuários da plataforma, a lista tem como base a nota de satisfação geral dos funcionários e ex-funcionários que publicaram impressões de seus empregadores entre janeiro e novembro de 2018.
É o único ranking que usa avaliações anônimas e espontâneas no Brasil e as empresas não têm como se inscrever para participar. Para Luciana Caletti, CEO da Love Mondays, esses são diferenciais importantes da lista. “Como o funcionário não é requisitado a fazer a avaliação, ele recorre ao Love Mondays em um momento em que realmente deseja se expressar e se sente mais à vontade para dizer o que pensa”, diz.
Relacionadas
Só são consideradas para lista de grandes empresas, as companhias com mais de 501 funcionários globalmente e que tiveram ao menos 50 avaliações nesse período.
O ranking considera a nota média de satisfação geral atribuída pelos usuários e elas vão de 1 a 5, sendo 1 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito. A menor nota entre as classificadas ficou em 4,06, mais alta do que no ano passado, quando a mais baixa foi de 3,99. Além da satisfação geral, os usuários avaliam com nota os seguintes aspectos: remuneração e benefícios, oportunidade de carreira, cultura da empresa e qualidade de vida.
A análise dos dados mostra que dinheiro não é o principal motivador da felicidade no trabalho. As empresas do ranking, diz Luciana, têm pontuação bem maior que a média no quesito oportunidades de carreira (a média nacional é de 2,93 de 5, enquanto a das Mais Amadas é de 3,93). A maior nota, entretanto, é no quesito Cultura da Empresa: as Mais Amadas têm média de 4,33, contra 3,24 da média nacional.
Continua após a publicidade
“O quesito Remuneração e Benefícios é o que menos leva vantagem (4,16 contra 3,32 da média nacional). Embora um bom salário ainda seja importante, as pessoas têm valorizado mais um bom ambiente de trabalho e a oportunidade de crescer na empresa também”, diz a CEO do Love Mondays.
Com, mais de 500 empregados no Brasil, a ThoughtWorks tem quatro escritórios no país: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Nos últimos 12 meses recebeu 91 avaliações e 96% dos funcionários e ex-funcionários que se manifestaram na plataforma disseram que recomendam a empresa ao um amigo.
Relacionadas
“As Mais Amadas já perceberam a importância de trabalhar cultura e marca empregadora, além de promover um ambiente de trabalho positivo e inclusivo. Hoje, não são somente as empresas que escolhem os seus funcionários: os profissionais já têm mais ferramentas para conhecer e comparar diferentes ambientes de trabalho. Com isso, estão mais empoderados para escolherem, eles também, a empresa em que irão trabalhar”, diz Luciana.
Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 6,00/mês*
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.