Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Patrícia Maldonado Por VOCÊ S/A Jornalista, trabalha com TV há 24 anos. Passou por Globo/SporTV, Record e Band. Ministra o curso "Perca o medo da câmera". @patriciamaldonado

Qual a postura correta na hora de gravar seus vídeos?

Olhar para a câmera é um dos truques para um bom resultado.

Por Patrícia Maldonado Atualizado em 6 jul 2021, 17h28 - Publicado em 6 jul 2021, 17h19

“Tudo é uma questão de manter/ A mente quieta/ A espinha ereta/ E o coração tranquilo”. O verso mântrico escrito por Walter Franco nos anos 70, se aplica perfeitamente no tema que quero tratar na minha coluna hoje. Em outras palavras, na hora de gravar seus vídeos o ideal é você: relaxar e manter a postura. Bom, ficar tranquilo (ou, pelo menos, tentar) na hora da gravação é essencial, você já aprendeu aqui na coluna. Mas de que maneira manter a espinha ereta pode ajudar na hora de olhar para a câmera e dizer o que você quer? Eu explico!

Tudo no nosso corpo está relacionado quando falamos de vídeos. Sendo assim, a postura correta, além de passar segurança, confiança e autoridade também ajuda a manter a calma e melhora a respiração na hora de gravar. E a respiração é superimportante quando a gente fala da voz. Ou seja, uma coisa influencia na outra.

E, para mim, que sou profissional de comunicação, é curioso ver como pouca gente se dá conta da importância da postura num vídeo! A questão é que a forma como nós nos posicionamos em frente à câmera é crucial para uma boa leitura e impressão de quem assiste. Uma postura errada pode colocar tudo a perder!

PRINCIPAIS ERROS DE POSTURA

– Você sabia, por exemplo, que gestos e caretas em excesso expressam nervosismo e tiram a atenção de quem está vendo o vídeo?

– Que cruzar os braços durante a gravação demonstra um ar de superioridade?

– E se eu te disser que uma postura muito curvada pode demonstrar além de cansaço, desinteresse e desânimo?

Continua após a publicidade

– Já quem fala muito rápido e olha constantemente para os lados durante uma gravação pode estar passando a impressão de insegurança!

O que eu estou querendo mostrar ao explicar tudo isso é que coisinhas aparentemente bobas contagiam quem assiste. De forma negativa, óbvio! Portanto, na hora de gravar lembre-se de manter os ombros para trás, a coluna ereta e de olhar para a lente! Para lente? Sim, é lá que está sua audiência e o contato visual é uma superarma para ajudar o seu público a se conectar com a sua mensagem. Além disso, essa estratégia demonstra profissionalismo, transmite confiança e segurança ao espectador.

E olha só como, de novo, está tudo relacionado: olhar diretamente para a lente da câmera influencia também na posição do queixo, pescoço e até na posição dos braços, dando uma postura ideal para você, inclusive, se sentir mais à vontade.

Isso não significa, óbvio, que você precise ficar com o olhar fixo sem piscar olhando para o visor. Não significa que você não pode desviar o olhar num determinado momento, como quando está buscando algo na memória. O importante é apenas tomar cuidado com o excesso. Ao ficar olhando para baixo, por exemplo, muitas vezes você pode alterar o áudio consideravelmente. Ou então pode parecer que a frase em questão ou aquele assunto não é tão importante assim.

Agora atenção, hein? Estou falando para olhar para a lente e não para olhar para sua imagem na tela, como muita gente faz quando está gravando com a câmera frontal do celular!

Se você olhar para a tela, ou seja, se você ficar SE OLHANDO enquanto grava, seu olhar não vai estar no seu público, as pessoas vão ver facilmente você olhando para outro ponto, e isso é péssimo, porque além de gerar desconexão, não vai te deixar concentrar! Você vai, com certeza, perder o foco na mensagem que quer passar!

Como tudo na vida, ficar confortável para aparecer em um vídeo a ponto de conseguir caprichar na postura é também questão de treino. Por isso, quanto mais você praticar, mais seguro vai ficar. De novo: grave, assista, reflita sobre a forma como você fala e tente sempre melhorar!

Continua após a publicidade
Publicidade