Quer estudar no Canadá? Programa oferece estágios para brasileiros
Estudantes selecionados terão todas as despesas custeadas pela iniciativa, que aceita inscrições até 17 de setembro.

A Mitacs, organização de pesquisa canadense, abriu inscrições para o programa Mitacs Globalink Research Internship. A iniciativa é destinada a estudantes de graduação de países parceiros da entidade, entre eles o Brasil. Serão aceitas candidaturas até 17 de setembro, às 17h (horário de Brasília).
Com duração de 12 semanas, o programa de estágio ocorrerá entre maio e outubro de 2026. As vagas estão distribuídas entre mais de 70 universidades do Canadá e abarcam variadas áreas do conhecimento, envolvendo desde ciências, engenharia e matemática até humanidades e ciências sociais.
Os estudantes selecionados terão as passagens aéreas e as taxas de matrícula custeadas pela inciativa, e também receberão auxílio moradia, alimentação e seguro saúde em caso de emergências. O estágio oferece ainda mentoria com outros estudantes e acesso a eventos e cursos de desenvolvimento profissional.
Para participar é necessário ter mais de 18 anos, fluência comprovada em inglês e já ter concluído ao menos dois anos de graduação em uma das instituições qualificadas — no caso do Brasil, todas são do Paraná (confira aqui a lista completa). É preciso ainda possuir uma média acadêmica acima de 8 e já ter iniciado um projeto de pesquisa científica ou tecnológica.
A aplicação exige o envio dos seguintes documentos traduzidos para o inglês ou francês: currículo, uma carta de recomendação escrita por um professor e o histórico escolar. E, no momento da inscrição, os candidatos deverão sinalizar interesse em no mínimo três e no máximo dez projetos de pesquisa em ao menos três províncias canadenses diferentes. Todas as candidaturas devem ser realizadas através do site da organização.