Novo estudo comprova que animais de estimação aumentam a satisfação com a vida e o bem-estar dos seres humanos

A companhia do seu bichinho não tem preço. Mas, se tivesse, seria de meio milhão de reais. Estudo quantificou, em dinheiro, a alegria que seu pet te traz.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 9 abr 2025, 08h10 - Publicado em 9 abr 2025, 08h00
Mulher sorrindo enquanto abraça um cachorro.
 (DRAKULA IMAGES/Getty Images)
Continua após publicidade

Surpreendendo absolutamente ninguém, uma nova pesquisa mostrou que animais de estimação aumentam a satisfação com a vida e o bem-estar dos humanos.

Qualquer pessoa que tenha um pet como companhia vai te dizer isso. Contudo, a ciência não se baseia em simples observações anedóticas, ela é um trabalho sistemático que exige método. O estudo em questão buscava confirmar aquilo que muita gente já suspeitava: ter um gato ou um cachorro como companhia pode te fazer mais feliz.

A pesquisa “O valor dos animais de estimação: o impacto quantificável dos animais de estimação na satisfação com a vida foi publicada no periódico Social Indicators Research. Nela, uma dupla de pesquisadores buscou não só investigar se os bichinhos eram bons para a nossa qualidade de vida, como também atribuir um valor monetário a essa satisfação.

Segundo eles, o impacto dos animais de estimação no bem-estar dos seres humanos é o equivalente a um investimento de 70 mil libras por ano – em reais, isso fica em torno de R$ 538.905,50. O método de pesquisa que eles usaram envolve uma abordagem de economia chamada de “life satisfaction approach” (ou abordagem de satisfação de vida). Esse método busca atribuir um valor monetário implícito a bens e serviços que não tenham um preço de mercado definido.

Óbvio que seu pet gera alguns gastos, como ração, consultas veterinárias, brinquedinhos entre outros. Mas o quanto que a companhia dele vale, em dinheiro, para você?

Continua após a publicidade

Embora os animais de estimação já sejam muito associados a melhores benefícios para a saúde, tanto física quanto mental, a contribuição direta para a satisfação com a vida não era tão bem quantificada. 

“Esta pesquisa responde à pergunta se ter animais de estimação como companhia é bom para nós, em geral, com um sonoro ‘sim’. Os animais de estimação cuidam de nós e há um valor monetário significativo associado à sua companhia”, afirma Adelina Gschwandtner, pesquisadora da Universidade de Kent, no Reino Unido, e líder do estudo. “Essas informações podem ser usadas para práticas e políticas de saúde que visem aumentar o bem-estar e a satisfação com a vida dos humanos em relação aos animais de estimação.”

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.