Kaspersky detectou 467 mil arquivos maliciosos por dia em 2024
O número de ameaças digitais aumenta a cada ano. O Windows segue como principal alvo de ataques no mundo, e trojan, o tipo de malware mais comum.

Você não está imune a golpes e ataques digitais. Pode até ser que você se cuide bastante com sua segurança no mundo físico, mas, talvez, você esteja vulnerável no mundo virtual.
Em 2024, a Kaspersky detectou uma média de 467 mil arquivos maliciosos por dia – o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior.
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital, que cuida de proteger mais de um bilhão de dispositivos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados. Anualmente, eles produzem o Boletim de Segurança da Kaspersky, uma série de relatórios e previsões que analisam os principais eventos no cenário da cibersegurança.
No período analisado, o Windows continuou sendo o principal alvo de ciberataques, respondendo por 93% de todos os malwares detectados diariamente.
As detecções da Kaspersky mostram ainda um aumento significativo nos ataques contra o Windows: 19% de 2023 para 2024. O tipo de malware mais comum continua sendo os trojans – programas maliciosos que se disfarçam de software legítimo – com um aumento de 33% na comparação 2023/2024. Também houve um crescimento de 2,5 vezes (150%) na utilização de Trojan-droppers – programas criados para instalar outro malware no computador ou aparelho da vítima sem que ela perceba.
“O número de novas ameaças aumenta todos os anos, pois os cibercriminosos continuam desenvolvendo novos golpes, novas técnicas e métodos para atacar usuários e organizações. 2024 não foi exceção, e foram observadas tendências perigosas”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina. “Houve campanhas maliciosas e de phishing visando usuários de redes sociais e um aumento no malware direcionado a sistemas bancários. E, claro, o uso de ferramentas de IA para gerar novo malware ou promover ataques de phishing.
“Nesse cenário dinâmico de ciberameaças, o uso de soluções de segurança confiáveis é fundamental. Os especialistas da Kaspersky estão sempre empenhados em combater novas ameaças, garantindo uma experiência online segura para os usuários”, afirma Assolini.
Com tantas ameaças espreitando em cada esquina digital, a Kaspersky dá algumas dicas para você, usuário final, ficar um pouco mais protegido:
- Não baixe nem instale aplicativos de fontes não confiáveis;
- Não clique em links de fontes desconhecidas ou anúncios online suspeitos;
- Quando disponível, sempre use a autenticação de dois fatores. Crie senhas fortes e exclusivas, usando uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e pontuações. Use um gerenciador de senhas confiável para ajudar você a lembrar delas;
- Sempre instale as atualizações assim que forem disponibilizadas; elas contêm correções para problemas de segurança críticos;
- Ignore mensagens que solicitam a desativação de sistemas de segurança de software de cibersegurança ou do Office;
Para saber mais sobre segurança digital, você pode consultar este texto da Você S/A.