Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine com preço absurdo

Cofundador deixa Ben & Jerry’s e acusa Unilever de limitar autonomia da marca

Em carta, Jerry Greenfield diz que multinacional silencia a missão social da fabricante de sorvetes “por medo de incomodar os que estão no poder".

Por Da Redação
Atualizado em 17 set 2025, 18h39 - Publicado em 17 set 2025, 17h00
Jerry Greenfield, cofundador da Ben & Jerry's, fez uma parceria com a MoveOn para distribuir sorvete gratuito na Franklin Square, na Filadélfia, durante a turnê Scoop The Vote, para incentivar o voto na vice-presidente Kamala Harris e nos democratas na cédula eleitoral, em 16 de setembro de 2024, na Filadélfia, Pensilvânia.
 (Lisa Lake/Getty Images)
Continua após publicidade

O cofundador da Ben & Jerry’s, Jerry Greenfield, anunciou nesta quarta-feira (17) seu afastamento da marca por discordâncias com a Unilever, controladora da fabricante de sorvetes.

Em carta publicada por Ben Cohen, também cofundador da companhia, Greenfield acusa a Unilever de limitar a autonomia e silenciar a missão social da Ben & Jerry’s “por medo de incomodar os que estão no poder”, desrespeitando assim um acordo firmado durante a aquisição feita pela multinacional em abril de 2000. 

“Por mais de vinte anos sob sua propriedade, a Ben & Jerry’s se posicionou e se manifestou em apoio à paz, à justiça e aos direitos humanos, não como conceitos abstratos, mas em relação a eventos reais que acontecem em nosso mundo. […] É profundamente decepcionante chegar à conclusão de que essa independência, a própria base da nossa venda para a Unilever, desapareceu”, diz trecho do comunicado.

O anúncio da saída de Greenfield sucede outra carta publicada pela dupla de fundadores e endereçada ao conselho da Magnum Ice Cream Company, divisão de sorvetes da Unilever que inclui, além da Ben & Jerry’s, marcas como Magnum e Cornetto, e que está em processo de abertura de capital. No documento, publicado no site “Free Ben & Jerry’s”, Cohen e Greenfield pedem aos conselheiros que permitam que a marca volte a operar de maneira independente, com liberdade para honrar sua missão.

“Não mais acreditamos que a Ben & Jerry’s caiba dentro do guarda-chuva de uma entidade corporativa que não cumpre sua missão fundadora e que está reduzindo o valor da empresa ao minar um dos principais motivos pelos quais os clientes amam e apoiam a marca”, escreveram. “A Magnum pode ser uma empresa nova, mas mantém o legado, a liderança e o investimento da Unilever e seu histórico de ações contra a Ben & Jerry’s”.

Continua após a publicidade

Os conflitos entre as duas empresas já se estendem há pelo menos quatro anos, desde que a Ben & Jerry’s decidiu que não mais venderia em territórios palestinos que estão sob ocupação de Israel. Em 2024, a fabricante de sorvetes processou a Unilever, alegando que a controladora tentava impedi-la de se posicionar publicamente em apoio aos refugiados palestinos e havia ameaçado desmantelar seu conselho e processar seus diretores.

De acordo com a Reuters, ao comentar a saída de Jerry Greenfield, um porta-voz da Unilever declarou que a companhia “discorda da perspectiva de Greenfield e procurou envolver ambos os cofundadores em uma conversa construtiva sobre como fortalecer no mundo a posição poderosa e baseada em valores da Ben & Jerry’s”.

Paz, amor e sorvete

A Ben & Jerry’s foi fundada em 1978, após Cohen e Greenfield, amigos desde a infância, fazerem um curso por correspondência de fabricação de sorvete. “Desde o princípio, Ben e eu acreditamos que nossos valores e a busca por justiça eram mais importantes que a própria empresa”, escreveu Greenfield em sua carta de demissão.

Continua após a publicidade

“Sempre foi mais do que apenas sorvete; era uma forma de espalhar amor e convidar outras pessoas para a luta por equidade, justiça e um mundo melhor. Chegar à conclusão de que isso não é mais possível na Ben & Jerry’s significa que não posso mais continuar fazendo parte da Ben & Jerry’s”, completou, afirmando que sua saída é uma das decisões mais difíceis e dolorosas que já tomou.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

BLACK
FRIDAY

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.