Cofundador deixa Ben & Jerry’s e acusa Unilever de limitar autonomia da marca
Em carta, Jerry Greenfield diz que multinacional silencia a missão social da fabricante de sorvetes “por medo de incomodar os que estão no poder".
O cofundador da Ben & Jerry’s, Jerry Greenfield, anunciou nesta quarta-feira (17) seu afastamento da marca por discordâncias com a Unilever, controladora da fabricante de sorvetes.
Em carta publicada por Ben Cohen, também cofundador da companhia, Greenfield acusa a Unilever de limitar a autonomia e silenciar a missão social da Ben & Jerry’s “por medo de incomodar os que estão no poder”, desrespeitando assim um acordo firmado durante a aquisição feita pela multinacional em abril de 2000.
“Por mais de vinte anos sob sua propriedade, a Ben & Jerry’s se posicionou e se manifestou em apoio à paz, à justiça e aos direitos humanos, não como conceitos abstratos, mas em relação a eventos reais que acontecem em nosso mundo. […] É profundamente decepcionante chegar à conclusão de que essa independência, a própria base da nossa venda para a Unilever, desapareceu”, diz trecho do comunicado.
- SociedadeNestlé demite CEO por manter relacionamento secreto com subordinada
- SociedadeCEO milionário pega boné autografado que uma criança ganhou de presente em uma partida de tênis
- Desenvolvimento pessoalDe cirurgião formado pelo MIT a desempregado no meio das montanhas: Conheça a história de Jonathan Choi
O anúncio da saída de Greenfield sucede outra carta publicada pela dupla de fundadores e endereçada ao conselho da Magnum Ice Cream Company, divisão de sorvetes da Unilever que inclui, além da Ben & Jerry’s, marcas como Magnum e Cornetto, e que está em processo de abertura de capital. No documento, publicado no site “Free Ben & Jerry’s”, Cohen e Greenfield pedem aos conselheiros que permitam que a marca volte a operar de maneira independente, com liberdade para honrar sua missão.
“Não mais acreditamos que a Ben & Jerry’s caiba dentro do guarda-chuva de uma entidade corporativa que não cumpre sua missão fundadora e que está reduzindo o valor da empresa ao minar um dos principais motivos pelos quais os clientes amam e apoiam a marca”, escreveram. “A Magnum pode ser uma empresa nova, mas mantém o legado, a liderança e o investimento da Unilever e seu histórico de ações contra a Ben & Jerry’s”.
Os conflitos entre as duas empresas já se estendem há pelo menos quatro anos, desde que a Ben & Jerry’s decidiu que não mais venderia em territórios palestinos que estão sob ocupação de Israel. Em 2024, a fabricante de sorvetes processou a Unilever, alegando que a controladora tentava impedi-la de se posicionar publicamente em apoio aos refugiados palestinos e havia ameaçado desmantelar seu conselho e processar seus diretores.
De acordo com a Reuters, ao comentar a saída de Jerry Greenfield, um porta-voz da Unilever declarou que a companhia “discorda da perspectiva de Greenfield e procurou envolver ambos os cofundadores em uma conversa construtiva sobre como fortalecer no mundo a posição poderosa e baseada em valores da Ben & Jerry’s”.
Paz, amor e sorvete
A Ben & Jerry’s foi fundada em 1978, após Cohen e Greenfield, amigos desde a infância, fazerem um curso por correspondência de fabricação de sorvete. “Desde o princípio, Ben e eu acreditamos que nossos valores e a busca por justiça eram mais importantes que a própria empresa”, escreveu Greenfield em sua carta de demissão.
“Sempre foi mais do que apenas sorvete; era uma forma de espalhar amor e convidar outras pessoas para a luta por equidade, justiça e um mundo melhor. Chegar à conclusão de que isso não é mais possível na Ben & Jerry’s significa que não posso mais continuar fazendo parte da Ben & Jerry’s”, completou, afirmando que sua saída é uma das decisões mais difíceis e dolorosas que já tomou.
Valores a receber: descubra como consultar dinheiro esquecido em bancos
Calendário Bolsa Família de dezembro 2025: veja datas de pagamento
Nova isenção do IR: entenda como ela impacta sua renda
Pix vai ser taxado? Entenda o que muda depois do anúncio da Receita
Governo restringe antecipação de saque-aniversário do FGTS





