Brasileiros recebem, por mês, mais de 1 bilhão de ligações de telemarketing indesejadas
A Anatel consegue bloquear 85% das chamadas abusivas. Mesmo assim, muitas acabam passando – e incomodando.

Em 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou novas e mais rigorosas medidas para bloquear chamadas abusivas de telemarketing. Desde então, a agência estima ter bloqueado cerca de 178,7 bilhões de ligações.
Contudo, algumas chamadas acabam escapando da barreira. Segundo um relatório da Anatel, os brasileiros receberam mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing abusivo por mês entre junho de 2022 e dezembro de 2024 – são cerca de 743 ligações por habitante.
Telemarketing abusivo
Sabe aquelas chamadas automatizadas e insistentes, que te incomodam em vários horários do dia? Isso é telemarketing abusivo.
O Instituto de Defesa de Consumidores vai mais além na definição: “basicamente quando as empresas abusam do bom senso e passam a te importunar o dia inteiro com ligações que, muitas vezes, sequer são completadas. Eles te ligam, você atende e desligam. Você não consegue passar o dia sem se desconcentrar com ligações insistentes.”
Essas ligações automatizadas, que geralmente duram menos de seis segundos e são interrompidas se não recebem uma resposta imediata, são classificadas como abusivas pela Anatel.
Entre as medidas para combater esse incômodo, a agência estabeleceu o uso obrigatório do prefixo 0303 para chamadas de telemarketing ativo. O objetivo dela é informar ao cidadão do que se trata a ligação antes que ele atenda. Assim, ele pode escolher se quer aceitar a chamada ou não.
Uma das principais iniciativas contra essas ligações indesejadas é o programa “Não Me Perturbe”. Ele permite que os consumidores bloqueiem chamadas de empresas cadastradas, como operadoras e instituições financeiras. Após o registro, o consumidor deixa de receber chamadas relacionadas a serviços como: telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura; empréstimos consignados e cartões de crédito consignados.
De acordo com a Anatel, o combate ativo ao telemarketing abusivo já bloqueou 1041 usuários de telecomunicações por práticas abusivas e aplicou R$ 32 milhões em multas.
Contudo, a agência afirma que apenas 85% das chamadas indesejadas são bloqueadas pelos esforços da Anatel – ou seja, 15% ainda chegam aos telefones brasileiros.