Inverno: Assine Digital Completo por 1,99

9 de julho é feriado? Quem trabalha e quem folga na comemoração paulista?

Trabalhadores de São Paulo têm um dia de descanso garantido por lei nesta quarta-feira. A data magna do estado é o último feriado até novembro.

Por Leo Caparroz
8 jul 2025, 15h00
Foto aproximada de páginas de um calendário.
 (Kwangmoozaa/Getty Images)
Continua após publicidade

Atenção, paulistas: nesta quarta-feira, temos um feriado exclusivo. Além de nome de uma avenida, 9 de julho é um feriado estadual. Ou seja, alguns setores vão ter um dia de folga garantido no meio dessa semana.

Lembrando que o feriado é estadual e não nacional. A data é comemorada oficialmente desde 1997, depois que o então governador Mário Covas instituiu o feriado. Só quem trabalha no estado de São Paulo vai poder aproveitar uma folguinha extra no mês de julho – que não tem nenhum feriado nacional.

Porque 9 de julho é feriado em São Paulo?

Em termos legislativos, o feriado começou com uma lei federal. Mais especificamente a Lei Federal n.º 9.093, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 1995. A lei em questão definiu que a data magna de cada Estado brasileiro também seria um feriado civil dentro daquele estado.

Cada unidade da federação pôde escolher qual dia do ano era importante para a sua história e deveria ficar marcado como a data magna. Em São Paulo, a data escolhida foi o dia 9 de julho – data de início da Revolução Constitucionalista que, em 1932, foi uma oposição da sociedade paulista ao governo autoritário de Getúlio Vargas.

Quem vai folgar no dia 9 de julho?

Teoricamente, todos os trabalhadores paulistas com carteira assinada. Nada de ponto facultativo; 9 de julho é, no estado de São Paulo, um feriado de verdade. Quem obedece ao regime CLT tem uma folga garantida por lei. 

Continua após a publicidade

Quem é MEI ou freelancer não tem os direitos garantidos em folgas de feriados, então vai ter que rolar algum acordo com o empregador caso queira descansar nesse dia.

Quem vai trabalhar no dia 9 de julho?

Mas, como você já deve imaginar, profissionais de alguns setores podem ser chamados para trabalhar no feriado. São os tais setores essenciais, como:

  • Funcionários da saúde (hospitais, pronto-socorros, atendimento de urgências e emergências);
  • Segurança;
  • Transporte público;
  • Comunicações e imprensa;
  • Serviços funerários;
  • Entre outros.
Continua após a publicidade

Certos trabalhadores de comércios e varejo também podem trabalhar no feriado dependendo de acordos coletivos e escala de trabalho.

Apesar da data ser considerada feriado, a legislação abre exceções para certos serviços. Mesmo assim, o empregado que trabalhar no feriado tem o direito de receber remuneração em dobro ou compensação com folga em outro dia.

Próximos feriados de 2025

Trabalhadores paulistas têm uma quebra importante durante uma grande seca de feriados nacionais. A última comemoração com folga foi Corpus Christi, em 19 de junho; e a próxima é só em 7 de setembro, com o Dia da Independência. Agora restam apenas seis feriados nacionais – e apenas dois deles vão cair em dias úteis.

Continua após a publicidade
  • 7 de setembro, Independência do Brasil – domingo
  • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida – domingo
  • 2 de novembro, Finados – domingo
  • 15 de novembro, Proclamação da República – sábado
  • 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra – quinta-feira
  • 25 de dezembro, Natal – quinta-feira
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.