Continua após publicidade

Estas são as estratégias para enfrentar as pessoas tóxicas no trabalho

Precisa enfrentar um chefe ou colega grosseiro? Ouça as dicas do 19º Rádio Peão

Por marianapoli19
Atualizado em 19 dez 2019, 10h34 - Publicado em 19 dez 2019, 10h33

Você já teve que lidar com um colega, chefe ou cliente impaciente, grosseiro e que só coloca os outros para baixo? Se alguém assim já passou pela sua vida, você conviveu com uma pessoa tóxica. E esse é o tema do nosso 19º Rádio Peão.

Embora já existam muitas discussões – e provas – de que a gentileza e a construção de ambientes saudáveis são fatores fundamentais para os bons resultados dos negócios, ainda tem gente que age com narcisismo, agressividade e falta de empatia no trabalho.

E esses comportamentos custam caro. Uma pesquisa da Harvard Business School revelou que um profissional competente que tenha atitudes tóxicas aumenta o turnover da equipe, gerando um déficit de 12 000 dólares para as empresas.Além disso, conviver com essas pessoas também traz um custo de saúde. Afinal, aguentar insultos e bullying pode aumentar o estresse, desencadear a ansiedade e destruir a autoestima.

No episódio dessa semana, as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli discutem o tema com  Erika Linhares, pedagoga especializada em mudança de comportamento, fundadora da consultoria B-Have e criadora do movimento No Mimimi; e Luciana Lima, professora em cursos de graduação e pós-graduação do Insper.

Continua após a publicidade

No primeiro bloco, mostramos quais são os comportamentos tóxicos e explicamos por que eles ainda têm espaço no mundo do trabalho. “Ou as empresas começam a mudar ou morrem. Só que no medo, na covardia e na opressão ninguém inova, ninguém agrega”, diz Erika Linhares.

E no segundo bloco, vamos mostrar quais são as consequências de conviver com pessoas tóxicas e dar dicas de como enfrentá-las. “Apesar do chefe ainda ser o maior peso na decisão de sair de uma empresa, existe um segundo grupo, o dos sabotadores. Há comportamentos agressivos que levam os membros da equipe ao adoecimento”, diz Luciana Lima.

Ouça o episódio completo aqui:

Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

Publicidade