Por que dados de emprego nos EUA podem mexer com o Ibovespa hoje?
Futuros de NY acordam em queda à espera do Payroll. A expectativa é que o relatório mostre desaceleração na abertura de vagas e aumento do desemprego. Entenda porque esta é uma boa notícia para o mercado.
Bom dia!
Hoje é dia de Payroll, o relatório que detalha a situação do mercado de trabalho nos EUA. Segundo pesquisa da Reuters, a expectativa é que o documento mostre uma abertura de 170 mil vagas de emprego em dezembro, uma desaceleração em relação aos 199 mil no mês anterior. Para o índice de desemprego, espera-se uma alta mensal de 0,1%, para 3,8%.
Por lá, os dados de emprego têm sido observados com atenção em Wall Street. Um mercado de trabalho aquecido significa que a demanda por produtos e serviços continua grande no país. E cria um efeito cíclico: para suprimir a necessidade de funcionários em um cenário com muitas ofertas de emprego, as empresas aumentam os salários; ganhando mais, os trabalhadores passam a consumir mais – o que aquece a economia.
Isso não ajuda no combate à inflação, que mira no exato oposto: aumentar os juros para que a economia desaqueça e os preços parem de subir.
Por isso, dados de emprego mais fracos têm sido vistos com entusiasmo pelo mercado, que ainda tem esperanças de que os juros comecem a cair ainda neste trimestre (a maioria das apostas é para março).
Ontem, dois dados mais fortes do que o esperado azedaram o clima pré-Payroll. Teve o número de pedidos de auxílio desemprego na última semana de dezembro: 202 mil, contra previsão de 216 mil. E o ADP, relatório de vagas no setor privado: 164 mil novos postos de trabalho em dezembro, mais do que a expectativa de 125 mil.
O clima de pessimismo com o mercado de trabalho ajudou a acentuar o movimento de correção das bolsas durante este primeiro respiro de janeiro. Até agora, o S&P cai 1,73% na semana – depois do rali de alta de 14% entre novembro e dezembro.
Por aqui, o Ibovespa acompanha a movimentação externa, e cai 2,15% na semana – nos dois últimos meses de 2023, a alta foi de 18%.
Hoje, os índices acordam querendo aprofundar esses números. S&P 500 e Nasdaq cedem no pré-mercado (veja abaixo). O EWZ, ETF que acompanha a bolsa brasileira em NY, também (-0,49%).
Só um Payroll fraco para reanimar a festa.
Bons negócios!
Futuros S&P 500: -0,26%
Futuros Nasdaq: -0,38%
Futuros Dow Jones: -0,23%
*às 7h58
9h: IBGE divulga produção industrial de novembro
10h, EUA: relatório mensal de empregos (Payroll) de dezembro
- Índice europeu (Euro Stoxx 50): -1,08%
- Londres (FTSE 100): -0,94%
- Frankfurt (Dax): -0,90%
- Paris (CAC): -1,16%
*às 7h59
- Índice chinês CSI 300 (Xangai e Shenzhen): -0,54%
- Hong Kong (Hang Seng): -0,66%
- Bolsa de Tóquio (Nikkei): 0,27%
- Brent*: 0,48%, a US$ 77,96
- Minério de ferro: -1,38%, a US$ 140,84 na bolsa chinesa de Dalian
*às 7h59
É melhor comprar um imóvel ou ficar no aluguel para sempre?
Se a sua ideia é construir patrimônio, custe o que custar, vale a pena comprar de uma vez. Mas há casos e casos — que você pode entender melhor neste artigo da VCSA.