Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Banco Master valoriza os seus colaboradores

Construída a partir da reformulação do Banco Máxima, empresa desenvolve um programa de lideranças e introduz ações voltadas à diversidade, inclusão e saúde

Por Abril Branded Content Atualizado em 22 out 2021, 15h53 - Publicado em 22 out 2021, 15h37

Como gerenciar a área de recursos humanos de uma empresa tradicional, em processo de reformulação, que cresce 32% ao ano e, em 2021, saltou de 176 para 290 colaboradores? Foi esse o desafio que se apresentou, há 12 meses, ao Banco Master.

A nova empresa, além da mudança do nome, reposicionou a liderança, a área prioritária de atuação e o posicionamento de mercado – a instituição passou a focar o crédito consignado e o crédito para pessoas físicas e jurídicas. Também se tornou digital, disposta a usar a tecnologia para simplificar a vida de clientes e ajudar pessoas e empresas a crescer.

O Banco já tinha uma cultura organizacional que valorizava o convívio entre as equipes. Muitos dos colaboradores têm mais de dez anos de casa. Vários outros, poucas semanas. “O movimento é interessantíssimo. O Banco em que eu entrei, em 2020, não é o mesmo em que estou hoje”, diz Monica Gonçalves, que é superintendente de RH. “A organização passou por tantas mudanças que era preciso trabalhar na mesma velocidade para garantir meritocracia, humanização e o respeito à história das pessoas.”

Ao longo desse processo, que contou com apoio direto da direção, o Banco Master começou então a instituir uma série de novas ações, envolvendo processos de contratação e suporte para os colaboradores, tanto os antigos quanto os recém-chegados. Uma delas é o Programa Líder Master, uma iniciativa que visa intensificar o alinhamento e a capacitação dos profissionais que já ocupam cargos de liderança na empresa.

Diversidade na prática

Além disso, o Banco instituiu um programa de remuneração variável e fortaleceu a valorização da diversidade. Reuniu com grande naturalidade os profissionais mais experientes com os mais jovens, que estão entrando na empresa por meio de um programa de aprendizes.

Continua após a publicidade

Também vem trazendo pessoas com trajetória em outros segmentos, como serviços e indústria, para somar com quem já é do mercado financeiro. Liderança e cultura são pilares da companhia na atual gestão.

Nas próximas semanas, a empresa vai realizar uma ação de avaliação de desempenho, traçando um perfil detalhado de cada um dos colaboradores e um mapa de cada área, identificando oportunidades específicas.

Banco Master

Patrimônio em expansão

O Grupo Master tem cerca de 1 000 colaboradores. Desde 2018, conseguiu a capitalização de 400 milhões de reais. Até o fim do ano, deve realizar o aporte de mais 200 milhões de reais. Entre 2017 e 2020, o patrimônio líquido cresceu de 30 milhões de reais para 420 milhões de reais, com meta de alcançar patrimônio líquido de 1 bilhão de reais até o fim de 2022.

Acompanhando os resultados financeiros, a gestão de pessoas – que é um pilar fundamental – continuará caminhando a passos largos. O ano de 2022 será marcado por grandes desafios, muita prosperidade e diversas novidades.

Continua após a publicidade

Publicidade