Banco Master valoriza os seus colaboradores
Construída a partir da reformulação do Banco Máxima, empresa desenvolve um programa de lideranças e introduz ações voltadas à diversidade, inclusão e saúde
Como gerenciar a área de recursos humanos de uma empresa tradicional, em processo de reformulação, que cresce 32% ao ano e, em 2021, saltou de 176 para 290 colaboradores? Foi esse o desafio que se apresentou, há 12 meses, ao Banco Master.
A nova empresa, além da mudança do nome, reposicionou a liderança, a área prioritária de atuação e o posicionamento de mercado – a instituição passou a focar o crédito consignado e o crédito para pessoas físicas e jurídicas. Também se tornou digital, disposta a usar a tecnologia para simplificar a vida de clientes e ajudar pessoas e empresas a crescer.
O Banco já tinha uma cultura organizacional que valorizava o convívio entre as equipes. Muitos dos colaboradores têm mais de dez anos de casa. Vários outros, poucas semanas. “O movimento é interessantíssimo. O Banco em que eu entrei, em 2020, não é o mesmo em que estou hoje”, diz Monica Gonçalves, que é superintendente de RH. “A organização passou por tantas mudanças que era preciso trabalhar na mesma velocidade para garantir meritocracia, humanização e o respeito à história das pessoas.”
Ao longo desse processo, que contou com apoio direto da direção, o Banco Master começou então a instituir uma série de novas ações, envolvendo processos de contratação e suporte para os colaboradores, tanto os antigos quanto os recém-chegados. Uma delas é o Programa Líder Master, uma iniciativa que visa intensificar o alinhamento e a capacitação dos profissionais que já ocupam cargos de liderança na empresa.
Diversidade na prática
Além disso, o Banco instituiu um programa de remuneração variável e fortaleceu a valorização da diversidade. Reuniu com grande naturalidade os profissionais mais experientes com os mais jovens, que estão entrando na empresa por meio de um programa de aprendizes.
Também vem trazendo pessoas com trajetória em outros segmentos, como serviços e indústria, para somar com quem já é do mercado financeiro. Liderança e cultura são pilares da companhia na atual gestão.
Nas próximas semanas, a empresa vai realizar uma ação de avaliação de desempenho, traçando um perfil detalhado de cada um dos colaboradores e um mapa de cada área, identificando oportunidades específicas.
Patrimônio em expansão
O Grupo Master tem cerca de 1 000 colaboradores. Desde 2018, conseguiu a capitalização de 400 milhões de reais. Até o fim do ano, deve realizar o aporte de mais 200 milhões de reais. Entre 2017 e 2020, o patrimônio líquido cresceu de 30 milhões de reais para 420 milhões de reais, com meta de alcançar patrimônio líquido de 1 bilhão de reais até o fim de 2022.
Acompanhando os resultados financeiros, a gestão de pessoas – que é um pilar fundamental – continuará caminhando a passos largos. O ano de 2022 será marcado por grandes desafios, muita prosperidade e diversas novidades.