Continua após publicidade

Os desafios da liderança

Veja quais são os principais desafios dos líderes atuais

Por Por Irene Azevedoh*
Atualizado em 17 dez 2019, 15h23 - Publicado em 23 mar 2016, 11h44

Os líderes precisam urgentemente entender um conceito: ninguém motiva ninguém. O que um bom líder faz é criar um ambiente favorável para que as pessoas se motivem a si mesmas. Para desenvolver esse ambiente, é necessário que o gestor conheça bem o que motiva sua equipe – lembrando sempre que as pessoas têm perfis diferentes e se motivam por fatores igualmente distintos. É importante, também, lembrar que os subordinados têm diversos estilos de comunicações e isso exige que o líder adapte seu estilo para melhor se conectar com cada um do seu time. Para isso, o mais importante para os líderes é se conhecer. Só assim serão capazes de conhecer os outros. Sem isso, a jornada da liderança nem começa – e certamente não chega a seu final.

 

Esse é o primeiro grande desafio da liderança. Mas não é o único. Outro grande desafio é fazer mais com menos e entender o que realmente é importante e o que é somente urgente. Dar prioridade às tarefas do dia a dia tornou-se o mais recente “calcanhar de Aquiles” da liderança. Além disso, é preciso rapidez na tomada de decisão e – algo importantíssimo em um mundo de mudanças constantes.

 

Aliado a tudo isto, muitos líderes sentem medo de serem substituídos por um subordinado que ganha menos do que ele. Então ele se pergunta: para que desenvolver a equipe? Para que me preocupar com a motivação da equipe? Esse é um medo que nem sempre está explicito e que exige um nível de consciência grande para ser reconhecido e combatido. Afinal, esse medo só atrapalha e transforma os profissionais em pessoas medíocres.

Continua após a publicidade

Só que os medíocres estão com os dias contados. Se um executivo quiser ascender, terá que ser um líder de fato. Só assim conseguirá resultados consistentes e excepcionais nesses tempos difíceis.  Engajar a equipe dando a cada um o que realmente o motiva, gerar confiança e, com isso, rapidez e consistência nos resultados, traçar uma visão e fazer com que todos caminhem em direção a ela. Essa é a única forma de passar pela crise com êxito.

 

*Diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança da Consultoria Global em Mobilidade de Talentos LHH

 

Publicidade