Como o brinquedo Lego pode te ajudar a se comunicar melhor
Metodologia desenvolvida pelo dinamarquês Robert Rasmussen usa as peças de lego para ajudar os profissionais a se comunicar melhor
>> Esta matéria foi publicada originalmente na edição 211 da revista Você S/A, em Fevereiro de 2016 e pode conter informações desatualizadas
É comum quem olhe com desconfiança para o método desenvolvido pelo dinamarquês Robert Rasmussen para melhorar a integração de equipes em grandes organizações. A maioria das pessoas costuma achar que se trata mesmo de uma brincadeira. “No workshop, chego com um kit de Lego e falamos que é hora de construir”, diz Robert.
Os profissionais devem então usar as pecinhas para cumprir as atividades propostas pelo “facilitador”, uma pessoa que vai ajudar a analisar, refletir e discutir sobre as construções que foram feitas. A brincadeira se chama “Lego Serious Play” e foi criada a pedido de Kjeld Kirk Kristiansen, neto do fundador da empresa de pecinhas. “Foi ele quem entendeu que os blocos podem ser usados para ajudar a liberar a criatividade e a melhorar a comunicação”, afirma Robert, que trabalhava na área de educação da Lego e está lançando o livro Construindo um negócio melhor (DVS, 54 reais).
Hoje, 15 anos depois de dar os seus primeiros passos, o método é completamente independente da empresa e, no Brasil, já treinou profissionais da Roche, Cyrela e Sodexo. “É possível construir e analisar cenários, identificar problemas e soluções, gerenciar conflitos, definir estratégias e engajar as equipes”, diz Robert. O objetivo é acessar o inconsciente e ajudar os profissionais a abordar temas ou expressar ideias que não estariam necessariamente na pauta de uma reunião, em que, normalmente, apenas uma ou duas pessoas falam. Como estão brincando, as pessoas tendem a se sentir mais seguras para expressar suas ideias. Sem medo de errar.