No escritório da Barilla, o destaque é a cozinha

Escritório da multinacional italiana no Brasil abre as portas de sua cozinha para aulas e experiências gastronômicas

Por marinaverenicz
Atualizado em 19 dez 2019, 16h08 - Publicado em 5 jul 2019, 15h54
Gabriel Pavan, da Barilla: o chef abre a cozinha da fabricante de macarrão para ensinar truques culinários ao público consumidor | Foto: Germano Lüders /  (/)
Continua após publicidade

No escritório da fabricante italiana de macarrão Barilla, inaugurado em São Paulo há um ano, o destaque é a cozinha. Com vista panorâmica da capital, o local virou a menina dos olhos dos 43 funcionários da enxuta operação, líder no segmento grano duro no Brasil.

Ali, a companhia oferece aulas de culinária a consumidores finais e experiências gastronômicas a convidados. Quem comanda os encontros é o chef Gabriel Pavan, que serve 60 quilos de massa mensalmente a cerca de 300 pessoas.

“Saio com um cardápio em mente, mas, se encontro algo fresco, como aspargos, espinafre ou cogumelos, mudo na hora. Sempre aproveito o que a natureza tem a oferecer no dia”, diz. Inspirado na dieta mediterrânea, o chef procura mostrar aos visitantes que o macarrão, se consumido com legumes e vegetais, é uma alternativa ao arroz e feijão.

Para isso, ele ensina  a harmonizar molhos com diferentes cortes de pasta, revela o ponto ideal de cozimento e dá dicas de ingredientes secretos para manter na despensa, como azeitonas pretas, aliche e ­peperoncino (pimenta calabresa).

Na varanda do escritório, há uma pequena horta orgânica, de onde saem ervas como manjericão, orégano e alecrim. Além disso, a Barilla colocou um food truck para rodar o Brasil, com dois chefs na boleia ensinando a população a variar o macarrão. “O brasileiro consome sempre os mesmos pratos: bolonhesa, quatro queijos, pomodoro.

Continua após a publicidade

O consumo per capita de massa na Itália é de 26 quilos por ano. No Brasil, é de 4,36 quilos. Há espaço para crescer”, diz Fabiana Araújo, diretora de marketing no Brasil.

Em três anos, o caminhão da multinacional percorreu 32 000 quilômetros, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. 

*Estagiária sob supervisão de Elisa Tozzi

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.