Continua após publicidade

Nath Finanças lança novo livro e quer que a sua empresa dê certo

A influenciadora almeja, com um manual simples e fácil de entender, ajudar pequenos empreendedores a dar o primeiro passo. Saiba mais.

Por Luana Franzão
8 nov 2024, 12h02
Nath finanças
 (Gabriella Maria/ Divulgação/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade
A

 Nath Finanças já te ajudou a poupar, investir, quitar dívidas e tudo mais. Agora, quer te ajudar a empreender.

Natália Rodrigues é criadora da Ed Tech Nath Play, é sócia da Noh e fundadora e CFO do Instituto Mulheres no Mercado Financeiro. De empresas, ela entende.

Para passar esse conhecimento adiante, ela lança “Precisa dar certo”, um livro que serve de manual dos primeiros passos para pequenos empreendedores. O processo burocrático e desafiador que é gerir uma empresa no país, simplificado.

“O nome é ‘Precisa dar certo’ porque é essa a frase que todo empreendedor brasileiro que não nasceu herdeiro vai falar. Precisa dar certo esse sonho, esse projeto, esse trabalho. Porque ele carrega a família inteira com ele”, disse a autora e influenciadora em entrevista à Você S/A.

Rodrigues lembra: quem mais empreende no Brasil é a classe trabalhadora. Somando os trabalhadores autônomos e os informais, o resultado é maior que o número de trabalhadores com carteira assinada – o primeiro recorte soma 64,8 milhões de pessoas, enquanto o segundo acumula 37,4 milhões, segundo a PNAD Contínua divulgada em 30 de novembro do ano passado.

Continua após a publicidade

A maioria, para a influenciadora, não começou a empreender apenas porque teve uma ideia genial e quis executar. A necessidade, em geral, se sobrepõe nesse contexto. Vamos entender a identidade desses empreendedores, e como o livro pode contribuir para a realização de sonhos.

Empreendedorismo real

Nath não quer cair no discurso meritocrático, que costuma imperar nos conteúdos produzidos para empreendedores. “Tudo depende do seu esforço”, “você pode fazer tudo o que sonhar, basta lutar”, “no pain, no gain” – toda sorte de impulso pode ser encontrada nas redes sociais. O problema é que vontade não é tudo. Aliás, é só a sementinha.

“Usam o discurso do empreendedorismo para alimentar a precarização do trabalho, e eu falo disso no livro”, disse Rodrigues. “Ela foi construída ao longo dos anos, quando dizem coisas como ‘você vai precisar viver para pagar os impostos do governo?’”.

Com o tempo, o trabalhador vai esquecendo que os direitos trabalhistas foram conquistados na luta: vale-refeição, vale-transporte, seguro-desemprego, aposentadoria… isso tudo serviria para melhorar a vida dos trabalhadores.

Continua após a publicidade

“É mais fácil falar para a pessoa que ela pode entregar iFood, fazer Uber, que isso é ser empreendedor. Mas existe uma diferença significativa entre ser empreendedor e ser autônomo. Não que um seja certo e o outro errado, mas são definitivamente diferentes”.

O empreendedor tem encargos como impostos, um CNPJ, funcionários. É uma opção diferente de vida. Muitas vezes, em busca de independência e uma suposta não exploração, pessoas procuram o empreendedorismo, mas precisam fazer muito bem as contas para acabar em uma situação pior do que elas já consideravam ruim em um trabalho formal.

A ideia aqui é ajudar quem quer ou precisa recorrer ao empreendedorismo, a fazê-lo de uma forma mais saudável financeiramente e pessoalmente.

Sem quebrar

Para ela, seu discurso deve chegar como uma base. Quais são os direitos e os deveres de um empreendedor? Como evitar quebrar? O empreendedor real que não teve informações sobre a administração de empresas durante a vida.

Continua após a publicidade

Coisas como quais são os impostos, como criar um PIS, como quitar dívidas, quais são as obrigações do mês…toda a lista infinita de afazeres de quem está à frente do próprio negócio está no livro.

É mais fácil falar para a pessoa que ela pode entregar iFood, fazer Uber, que isso é ser empreendedor. Mas existe uma diferença significativa entre ser empreendedor e ser autônomo. Não que um seja certo e o outro errado, mas são definitivamente diferentes

Nath Finanças

“Trago dados para que as pessoas tentem ao máximo fazer dar certo. É aquela barraquinha de cachorro-quente que compra, aquela empreendedora que vende roupas, aquela que vende um bolo. Tudo isso precisa dar certo, porque senão ela não tem outro caminho para ela ter aquela renda”, disse a autora. “Elas sabem fazer, têm paixão pelo que fazem, mas não têm as ferramentas necessárias”.

Recortes

O livro não deixa de observar as diferentes realidades que existem dentro do universo do empreendedorismo. Raça e gênero são dois fatores que pesam, e muito, na hora de abrir o próprio negócio.

Continua após a publicidade

Há mulheres que tentaram entrar no mercado CLT, e não conseguiram porque são mães, por exemplo. Há poucas mulheres negras em posições de gerência, que tiveram a graduação necessária para especializar-se em administração de empresas.

Para Nath, há uma falta expressiva de políticas públicas para impulsioná-las. O livro serve para que elas não precisem ir atrás de um curso caríssimo para entender como começar, antes mesmo de ter algum lucro. Assim, elas, e todos que quiserem, podem começar.

Compre o livro na Amazon usando este link.

-
(Arte/VOCÊ S/A)

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP Telegram

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.