Dia da Pizza: São Paulo lidera o mercado de pizzarias no Brasil com 32,6% dos estabelecimentos
Só a capital paulista concentra 12% dos restaurantes do país. Confira outros dados sobre as pizzarias brasileiras e as tendências do ramo.

No dia 10 de junho é celebrado o Dia da Pizza. Se a pizza já conquistou o coração de vários brasileiros, o mercado de pizzarias no Brasil ainda está crescendo.
O número de estabelecimentos em operação aumenta ano após ano. Em 2024, houve um crescimento de 7,25% em relação a 2023. Além disso, menos pizzarias estão fechando as portas: apenas 5.282 restaurantes fecharam, o que é 48% a menos do que em 2023 e o menor número desde 2017.
Esses e outros dados são parte de uma pesquisa realizada pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra). Feita com apoio de especialistas em bases de dados e informações extraídas diretamente de bases do governo, o relatório considera empresas ativas e devidamente cadastradas na Receita Federal até dezembro de 2024.
No total, a pesquisa contabilizou 36.568 pizzarias em operação no Brasil distribuídas entre microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Empresas de Responsabilidade Limitada (LTDA).
A Apubra chama atenção para um buraco relevante nos dados: a falta das pizzarias enquadradas como MEIs. Como não existe um CNAE exclusivo para pizzarias, a associação dependia do “nome de fantasia” presente no CNPJ da empresa para identificar as pizzarias existentes. Desde 2023, esse atributo não existe mais no cadastro, o que deixou a identificação “inviável”.
“De acordo com o levantamento realizado pela Apubra em 2022, os MEIs representavam mais de 53% das pizzarias em operação, o que correspondeu a aproximadamente 40 mil empresas no período analisado. Com essa mudança, essa importante parcela do mercado deixou de ser monitorada neste estudo”, diz o relatório.
Sudeste tem mais da metade das pizzarias no Brasil
Segundo o estudo, 51% das pizzarias brasileiras estão na região Sudeste – o que corresponde a 18.681 restaurantes. Ela é seguida pela região Sul, com 20% e pelo Nordeste, com 16%.
São Paulo é a cidade com mais pizzarias do Brasil
E muitos desses estabelecimentos se concentram na capital paulista: só a cidade de São Paulo tem 12% de todas as pizzarias mapeadas pelo estudo da Apubra. Segundo Leandro Goulart, presidente da Apubra, a situação de cultura da metrópole justifica os mais de 4 mil restaurantes existentes:
“Essa região tem uma força muito grande de estabelecimentos e população, isso com certeza favorece”, afirma em entrevista à Você S/A. “Também é uma região mais antiga, em que a pizza se estabeleceu a mais tempo. São vários fatores que contribuem”.
Norte e Nordeste são os mercados que mais crescem
Em contrapartida, a possível saturação do mercado paulista torna difícil novos negócios crescerem. Apesar do estado de São Paulo ter tido o menor crescimento acumulado em 2024, com apenas 2,8% de aumento no número de pizzarias em operação, ele foi o estado que mais abriu esses restaurantes: foram 1.135 pizzarias abertas no ano.
Percentualmente, a abertura de novos negócios no estado é a menor do Brasil. Contudo, em números absolutos, São Paulo é responsável por cerca de um terço das novas pizzarias brasileiras. O que isso significa?
Significa que já existem tantas pizzarias em São Paulo que abrir mais mil restaurantes não é suficiente para gerar um crescimento percentual expressivo. Essa observação matemática se traduz em uma observação de empreendedorismo: o mercado paulista de pizzas é grande e muito bem consolidado.
Do outro lado da moeda, os estados que mais crescem nesse setor estão na região Norte e Nordeste. Tocantins (32,20%), Pará (23,46%), Amapá (20,31%) e Maranhão (20,11%) tiveram os maiores crescimentos acumulados, mesmo que a maioria deles tenha menos de 500 pizzarias em operação.
“Aqui em São Paulo o mercado já é mais consolidado. Ele tem mudanças menores”, afirma Goulart. “Já na região Norte e Nordeste, vemos mudanças maiores. É o maior crescimento, o maior destaque, porque o mercado ainda tem muito para crescer por lá.”
A importância da análise para empreendedores
Uma pesquisa que fica muito presa nas estatísticas não passa de um grande apanhado de números e gráficos. É importante associar a análise à diferentes situações e contextos do mercado no Brasil para que ele seja proveitosa para o empreendedor
“Associado a mais informações do mercado, esse estudo dá um norte para o negócio”, defende Goulart. “Então, por exemplo, quando você olha que o mercado está mais consolidado, com uma taxa de mortalidade menor, com crescimento ainda um pouco retraído, o empreendedor tem que entender que caminhos o mercado está tomando para cuidar do negócio dele.”