Creator economy para empreendedores: Como profissionalizar suas redes sociais 

Segundo dados da plataforma de e-commerce Nuvemshop, no 1º semestre de 2024, cerca de dois milhões de pedidos feitos para PMEs foram direcionados pela divulgação em redes sociais. Veja como começar a fazer parte dessa porcentagem.

Por Da Redação
17 abr 2025, 17h00
Homem analisando documentos olhando para o notebook em home office.
 (Morsa Images/Getty Images)
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Creator Economy, em português, serve para Economia dos Criadores – o que se cria são conteúdos para as redes sociais. Para microempreendedores individuais, pequenas e médias empresas, contudo, essa atividade é um meio para um fim. Cria-se um produto ou um serviço, e cria-se conteúdo para fazer com que aquilo ganhe mais visibilidade e venda.

Como posto na coluna de Mariana Lopes, gerente executiva do MovTech 2030, esse mundo já movimenta centenas de bilhões de dólares e deve ultrapassar US$ 480 bilhões até 2027, segundo o Goldman Sachs.

Esse modus operandi está em plena ascensão no país. Segundo dados da plataforma de e-commerce Nuvemshop, no 1º semestre de 2024, cerca de dois milhões de pedidos feitos para PMEs foram direcionados pela divulgação em redes sociais – o que representa 24% de todos os pedidos feitos no período. Em comparação com 2023, observa-se um aumento de quase 30%.

“Esse já é um negócio que entrega mais possibilidades de faturamento e de renda para as pessoas”, argumenta Gabriel Lira, Co-Fundador da COMU, plataforma de aprendizado dedicada à profissionalização de influenciadores digitais. 

Para dar os primeiros passos, o especialista dá dicas de como começar uma rotina nas redes sociais. Confira.

Publicar de forma frequente

Comecemos do simples. Gabriel defende: o pior conteúdo é aquele que você não postou. 

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Portanto, não espere ter o material perfeito, áudio perfeito, a câmera perfeita. “Todos os dias você liga o seu computador e começa seu dia de trabalho. Documente o que acontece nas suas redes sociais”, diz Lira. “Abre, posta e deixa lá.”

A ideia é mostrar constância, tanto para a rede social quanto para quem acompanha o seu trabalho. Isso engaja seu público e aumenta sua visibilidade na rede. 

Apesar disso, o especialista recomenda: é preciso uma sustentabilidade na rotina. Não é sobre postar todos os dias, e sim sobre criar uma rotina de postagens que você consiga seguir de forma consistente.

Converse com as pessoas

Gabriel compara a experiência de estar em uma rede social a uma festa, um restaurante ou escola. Trocando em miúdos: é preciso interagir e conversar para ser visto. Postar e ir embora, nunca mais.

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“Vá nos seus posts e de posts análogos, busque as hashtags do interesse do seu negócio, interaja com as pessoas, comente, compartilhe”, recomenda Lira.

“Essa interação é o que faz os negócios e tanto pequenos saírem desse primeiro platô. Isso faz uma grande diferença.”

Dando a cara a tapa

Por fim, colocar o seu rosto nas redes sociais faz – e muita – diferença. Uma coisa é você lançar o negócio por si só; outra coisa é atrelar seu rosto, sua personalidade e sua jornada pessoal. 

Trazer um humano à frente, nas redes sociais, pode ser uma virada de chave importante para o empreendedor. “Humanize ao máximo que você puder o teu negócio”, finaliza.

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