Semana de trabalho de 4 dias: parece que funciona, diz estudo

O programa que testa a jornada de trabalho de 32h no Reino Unido chegou à  metade, e boa parte das empresas disse que a produtividade se manteve – ou que aumentou.

Por Camila Barros
Atualizado em 22 set 2022, 18h53 - Publicado em 22 set 2022, 18h51
-
 (Vasyl Dolmatov/Getty Images)
Continua após publicidade

Um experimento sobre a jornada de trabalho de quatro dias por semana chegou à metade com a maioria das empresas dizendo que não notaram nenhuma perda de produtividade. Em alguns casos, ela até aumentou. O programa, que começou em junho e terminará no final de novembro, conta com a participação de 73 companhias no Reino Unido. 3.300 funcionários estão trabalhando 32 horas por semana, com o mesmo salário que recebiam por 40 horas.

35 de 41 empresas que responderam até agora um questionário da 4 Day Week Global, organização que administra o projeto, disseram que é “provável” ou “extremamente provável” que elas considerem permanecer com uma semana de trabalho quatro dias mesmo depois de o experimento terminar. 39 delas afirmaram que a produtividade permaneceu igual ou melhorou – dessas, 6 disseram que ela aumentou significativamente. 

O questionário também quis saber como foi a transição para um dia a menos na jornada de trabalho dos funcionários. 12 companhias disseram que a mudança foi “muito tranquila”, 20 disseram ter sido “tranquila” e outros 8 acharam que foi mais ou menos. Só uma delas teve problemas com a mudança.

Em nota, o CEO da 4 Day Week Global, Joe O’Connor, disse que os obstáculos de transição são compreensíveis, especialmente em empresas que “têm práticas ou cultura comparativamente fixas ou inflexíveis”. A organização disse que está ajudando essas empresas a criarem um modelo de trabalho mais flexível, e que vai usar novas as descobertas do experimento para ampliar o número de companhias testando o modelo de 4 dias.

 

Além da 4 Day Week Global, participam do estudo o think tank Autonomy, o 4 Day Week UK Campaign e pesquisadores das Universidades de Cambridge e Oxford e do Boston College – estes últimos seguem trabalhando cinco dias por semana, até onde se sabe.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.