Continua após publicidade

Governo autoriza saque de até 1.045 reais do FGTS. Confira como sacar

Confira as datas e o cronograma dos saques das contas vinculadas ao FGTS autorizado por MP assinada por Jair Bolsonaro

Por da Redação
Atualizado em 9 abr 2020, 08h17 - Publicado em 8 abr 2020, 10h55
agência da Caixa
Caixa Econômica Federal: cronograma de saques será definido ainda (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Continua após publicidade

Uma nova Medida Provisória publicada na noite de terça-feira, 7 de abril, por Jair Bolsonaro autoriza o saque de até 1.045 reais da conta do FGTS por trabalhador, em razão do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública causada pela pandemia de coronavírus.

Os recursos virão do PIS-Pasep. A MP 946 determina a extinção, em 31 de maio de 2020, do Fundo PIS-Pasep, cujos recursos serão passados para o FGTS. Os saques poderão ser feitos a partir do dia 15 de junho e até o dia 31 de dezembro.

Quem tem mais de uma conta vinculada ao FGTS terá acesso primeiro ao saque das contas relativas a contratos de trabalho extintos, por ondem de saldo, começando pela conta que tiver o menor saldo. Em seguida, o trabalhador poderá sacar de conta ativa, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Os saques vão ser efetuados de acordo com um cronograma  e  critérios que ainda serão estabelecidos e comunicados pela Caixa. O dinheiro poderá ser transferido sem custo para contas de outros bancos desde que a titularidade seja a mesma.

Continua após a publicidade

Também é permitido o crédito automático para conta de depósitos e de poupança de titularidade do trabalhador previamente aberta na Caixa. O prazo para desfazer a operação é até 30 de agosto.

Uma decisão da Justiça autorizou trabalhador a sacar todo montante da conta do FGTS no RJ

A desembargadora Raquel de Oliveira Maciel, do Tribunal Regional do Trabalho da 1a Região (TRT-1), autorizou um trabalhador a sacar o dinheiro da conta do FGTS  com base na lei ( nº 8.036, de 11 de maio de 1990) que permite o saque em situações de calamidade pública e no Decreto Legislativo 6/20, que reconhece o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus (Covid-19). Confira a matéria:

Estado de calamidade pública dá direito a saque do FGTS? TRT diz que sim

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.