Um dos maiores gestores do Brasil revela a regra de ouro do bom investidor

Florian Bartunek, fundador e chefe da Constellation, diz que a pandemia de coronavírus não muda as regras de investimento

São Paulo – Leve um casaco ao sair, alimente-se bem, evite exageros e não durma tão tarde. O bom investidor é aquele que, ao montar seu portfólio, segue os sábios conselhos da experiência traduzidos aqui em dicas universais de avós, mães e pais a filhos e netos jovens.

A analogia vem de um dos maiores gestores de ativos do Brasil, Florian Bartunek, fundador e chefe da Constellation. A gestora conta com uma carteira de mais de 10 bilhões de reais em ativos e tem como sócio um dos homens mais ricos do Brasil, Jorge Paulo Lemann. Recentemente, o bilionário concedeu entrevista para o canal educacional da Constellation no Youtube, dando dicas de carreira.

“As mesmas regras que a sua avó ensinou valem para investir na Bolsa de Valores”, diz Florian.  Quem sai sem casaco e exagera na noitada está assumindo o risco de pegar a temida friagem. Da mesma forma, o investidor que não adequa seu perfil de risco e seu portfólio de ações ao tamanho do seu patrimônio sente, nas palavras de Florian, calafrios com o sobe e desce da Bolsa, desde que a crise global causada de pandemia de coronavírus.

“Se você está com calafrios, provavelmente, está com um nível de risco maior do que deveria e tem que reduzir esse risco”, recomenda. Se não for esse o caso, o gestor recomenda confiança “Se você está com padrão de risco adequado, você tem que ter a convicção de que está investindo em boas empresas”, diz.

Muitos estreantes na Bolsa chegaram animados com os bons resultados do ano passado e receberam um balde de água fria como as boas vindas de 2020. Mas jogar a toalha agora é realizar um prejuízo ainda maior. “Sair da Bolsa é sair da frigideira para pular no fogo que a o investimento de renda fixa com a taxa básica de juros a 3%. Com esses juros baixos as pessoas têm que investir na Bolsa. Mas investir de forma estruturada e com tamanho adequado”, diz.

As regras de ouro de investimento não mudaram com a pandemia de coronavírus e Florian cita as principais: ter um portfólio de investimento diversificado, ter o tamanho adequado do seu patrimônio investido em ações, conhecer as empresas nas quais investe, dedicar-se ao assunto e não exagerar ao tomar risco. “São as mesmas regras que valiam há 500 anos, há dez anos, que continuam valendo e vão continuar valendo daqui a mil anos. O grande desafio é que em todo esse período o cérebro humano continuou igual, programado para ser ambicioso, ganancioso, suscetível a pânico”, diz.

Uma das bandeiras de Florian é a educação financeira. No canal do Youtube da Constallation,ele compartilha sua experiência de  três décadas como investidor para quem está começando a se interessar pelo assunto. Sua primeira aula de investimentos já teve quase meio milhão de visualizações:

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A por R$ 9,90 por mês.

E se você gosta da VOCÊ RH é só clicar aqui para ser nosso assinante, também por R$ 9,90 mensais.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: