Continua após publicidade

Why e Because: como usamos os porquês em inglês?

Spoiler: é bem mais simples do que a regra dos quatro porquês em português.

Por Alberto Costa, Senior Assessment Manager da Cambridge English
Atualizado em 18 jun 2021, 11h53 - Publicado em 18 jun 2021, 10h05

O português e o inglês podem não ser idiomas parecidos, mas ainda assim têm alguns pontos em comum. Um deles, inclusive, é o uso dos porquês, que se aplica de forma bem parecida nas duas gramáticas. Mas, você sabe quando e como usar essas palavras em inglês? Veja abaixo exemplos fáceis do uso do Why e do Because.

A utilização dos dois termos não é nem um pouco difícil de entender e esse assunto é considerado um dos mais fáceis para quem está começando a estudar o idioma. A regra é simples: o why é usado no início de perguntas e também em frases que envolvam a tentativa de entender uma causa, já o because na hora de respondê-las.

Simples, né?! Veja alguns exemplos abaixo para entender melhor e aproveite para praticar!

Exemplo 1

  • Why are you crying? – Por que está chorando?
  • Because I got hurt. – Porque me machuquei.

Exemplo 2

  • Why waste time going to the bank when you can do it all over the Internet? – Por que perder tempo indo ao banco se você pode fazer isso pela Internet?
  • Because I prefer to have contact with people instead of using the internet. – Porque eu prefiro ter contato com pessoas em vez de usar a Internet.

Exemplo 3

  • Why are you always late? – Por que você está sempre atrasado?
  • I wake up on time in order to be punctual. I shouldn’t be giving excuses, but that’s because the bus is always late. – Eu acordo na hora para ser pontual. Não deveria estar dando desculpas, mas é porque o ônibus está sempre atrasado.

Exemplo 4

  • I was trying to understand why you left the party yesterday. – Eu estava tentando entender por que você foi embora da festa ontem.

Because I wasn’t feeling comfortable and I had worked all day. – Porque eu não estava me sentindo confortável e tinha trabalhado o dia inteiro.

Publicidade